quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Saber seguir o exemplo

A organização das competições nos escalões de formação varia de modalidade para modalidade. Variadíssimos factores justificam os inúmeros formatos que são adoptados, procurando cada associação responsável pela calendarização dos jogos oferecer quadros competitivos e equilibrados. Contudo, é utópico pensar ser possível, com o actual número de equipas vianenses, organizar competições concelhias ou distritais com qualidade.


Julgo que o actual objectivo da competição na formação é encontrar o campeão nacional de cada escalão. As associações acabam, desta forma, por ficar pendentes da calendarização e regras definidas pelas federações. Em Viana do Castelo, o número de equipas na formação é reduzido. É complicado para as associações inventarem soluções que a todos satisfaçam. Felizmente, elas vão ocorrendo.


No voleibol os escalões de formação do VCV disputam os campeonatos organizados pela Associação do Porto (bem como as equipas de Braga). No hóquei em patins a organização cabe à Associação de Patinagem do Minho. No andebol também se organizam competições a nível regional. O basquetebol e o futsal são casos distintos.


Ambas as modalidades organizam, numa primeira fase, competições a nível distrital. No entanto, a diferença está na fase “pós-Viana”. No basquetebol as equipas que terminam em primeiro seguem para a fase nacional. As restantes, as que ficam pelo caminho, jogam na Taça do Minho – competição criada pelas associações de Viana e Braga – para continuar a dar intensidade de jogo aos jovens atletas. Já o futsal prefere cometer o mesmo erro há vários anos. Sempre com poucas equipas inscritas, só ao campeão de juniores é assegurada competição até Maio (com a participação na Taça Nacional). Às restantes equipas resta, a partir de Fevereiro, inventar jogos treino para manterem os jogadores em desenvolvimento.


Seria interessante que a Associação de Futebol de Viana do Castelo seguisse o exemplo das outras modalidades tendo, por exemplo, duas soluções. Ou organizar um campeonato conjunto com Braga (situação já experimentada no feminino), Porto, Vila Real, ou organizar, a exemplo do basquetebol, uma Taça do Minho, para manter em ritmo de competição as equipas.


Boa semana desportiva a todos!


José Domingos Ribeiro


responsável pelo DEV



editorial anterior

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.