quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Primeiro terço do campeonato pintado com tons avermelhados

Com um terço do campeonato de futsal da AFVC concluído, o Ambos os Rios lidera de forma isolada. O Fontão encabeça um mini pelotão de quatro equipas que sonham roubar a liderança aos encarnados. No entanto, em 10 jornada já decorridas há a salientar muitas surpresas e decepções.

Olhando à classificação, Fontão e Ponte da Barca são as equipas que mais têm impressionado, ao seguir líder invicto. À décima jornada do campeonato da temporada transacta, ambas as formações seguiam com menos dez pontos. A equipa de José Luís só depende de si para chegar ao comando da prova, uma vez que ainda tem um jogo em atraso, para além de já ter folgado. A turma da Barca não só ainda não folgou, como já foi derrotada por Fontão e Ambos os Rios, porém está a realizar um campeonato acima das expectativas.


No entanto, a grande surpresa da prova é a formação dos Amigos de Sá. Estreantes nas competições da AFVC, os arcoenses apenas perderam três encontros (com Fontão, Ambos os Rios e Monção) dos nove realizados, ocupando o sexto lugar, com possibilidade de subir na classificação, dado que já folgou enquanto os seus rivais directos ainda não. Sem alcançar o brilho arcoense, o Cerveira Futsal tem surpreendido pela positiva. Na derradeira jornada, roubou dois pontos ao Anha, sendo o terceiro melhor ataque da prova, com 45 golos, em nove jogos; uma média muito interessante de cinco golos marcados por encontro.


Por outro lado, com cerca de três e meio de competição, há salientar algumas desilusões neste campeonato. Um dos casos mais flagrantes será mesmo o Cais Novo. A equipa verde e branca conseguiu o feito único de ser a primeira equipa a roubar ao líder, no entanto, duas derrotas (com Fontão e Amigos de Sá) a juntar a um empate no derby com o Anha deitam por terras as aspirações do emblema darquense. Pior está o Monção, a meio da tabela, ainda não conseguiu vencer em casa.


O Neiva é outra enorme decepção da competição. O vice-campeão distrital é 11º classificado, com apenas três vitórias em dez partidas realizadas. O antepenúltimo lugar pertence ao finalista vencido da Taça AFVC 2008/2009. O ARA não está a conseguir dar seguimento à boa época da temporada anterior. Na presente época apenas venceu dois encontros em nove realizados. Campanha mais ou menos semelhante tem realizado o Paço Lima. Com apenas mais um ponto que o conjunto ancorense, esperava-se mais de uma equipa que na temporada deixou algumas boas indicações, sobretudo impressionando a forma com defendia.


Anha e Cidadelhe têm confirmado as expectativas que deixaram na época anterior. Os canarinhos seguem no mesmo lugar que encerraram o campeonato do ano passado: quarto. Com o segundo melhor ataque, apenas a um golo do melhor, o Anha já marcou 49 golos. Alguns tropeções, como nos Arcos e em Cerveira, impedem os jogadores de Agostinho Silva de estar um pouco mais acima na classificação. Por seu lado, o Cidadelhe de Constantino Azevedo tem rubricado boas exibições, mostrando uma notável evolução.


Sem deslumbrar, a verdade é que o Caminha, outros dos estreantes, tem acrescentando algo ao campeonato. Apesar de revelar alguma inexperiência, a formação de Caminha já conquistou quatro vitórias em oito encontros disputados. Alvarães e Zona Fut repartem os dois últimos lugares da classificação. Apesar dos lugares que ocupam têm pautado as suas exibições por uma entrega total dos seus atletas de onde sobressai uma correcção ímpar. O campeonato ainda terá mais 20 jornadas e nada ainda está decidido. À pergunta quem sucederá ao Santa Luzia, obviamente, que ainda não há uma resposta.


Os números não enganam

As dez jornadas já realizadas do campeonato distrital da AFVC de futsal representam um terço da competição. O DEV traça-lhe um pequeno perfil daquilo que tem sido a época futsalística até ao momento.


De facto, as estatísticas encerram algumas curiosidades de assinalar. O líder Ambos-os-Rios é a formação com mais vitórias (9) na prova, enquanto Alvarães e Zona Fut são os únicos conjuntos que ainda não venceram qualquer partida. Sem haver qualquer equipa só com vitória, ou só com derrotas, o Alvarães é a formação com mais derrotas (9), ao passo que Fontão e Ambos-os-Rios são os dois únicos clubes sem qualquer derrota.



Em matéria de golos, o campeonato tem presenteado os espectadores com muitos golos. O melhor ataque da prova é o Ponte da Barca, com cinquenta golos marcados. No extremo oposto, de forma surpreendente o Neiva, com apenas 17 golos. Em termos médios, enquanto o Ponte da Barca marca cinco golos por jornada o Neiva fica-se pelos dois por jogo. Quando o assunto é golos sofridos, a classificação dita as suas leis: Zona Fut e Alvarães são as defesas mais batidas ao passo que Fontão e Ambos-os-Rios são as defesas que menos tentos sofrem.



Fontão e Amigos de Sá campeões do jogo limpo

No capítulo disciplinar, o cenário muda radicalmente. O DEV irá apresentar-lhe uma classificação tendo por base os cartões vermelhos que os jogadores virão ao longo das 10 jornadas do campeonato e a eliminatória da Taça.


As equipas de Fontão e dos Amigos de Sá ainda não virão a cartolina encarnada em nenhuma ocasião. Por outro lado, ARA, Ponte da Barca e Anha são as equipas cujos jogadores cumpriram mais jogos de suspensões. Os atletas da turma ancorense já cumpriram 18 partidas de suspensão (!), sendo a formação que mais vermelhos directos viu, cinco. Curiosamente, os clubes do fundo da tabela são dos emblemas que menos cartões vermelhos viram. Confira agora a classificação.



Legenda

JE – Jogadores Expulsos          JS – Jogos de Suspensão Cumpridos pelos Atletas

VD – Vermelhos Directos        VA – Vermelhos por Acumulação
* Houve jogadores que foram mais do que uma vez expulsos

Equipas da Barca preenchem lista de castigos

A folha de castigos referentes à 10ª jornada tem a particularidade de apenas incluir jogadores e dirigentes das equipas da Barca. Assim, não poderão dar o ser contributo às suas equipas: Carlos Cardoso e Ricardo Magalhães (Ponte da Barca) suspensos por dois e um jogos respectivamente; Renato Nascimento (Ambos Os Rios) foi punido com duas partidas de suspensão e ainda Pedro Barros (Cidadelhe) castigado com dois jogos. Os dirigentes Nuno Lopes, do Ponte da Barca, e João Pedro Gracoeiro, do Ambos os Rios, foram suspensos das suas funções por vinte dias, tendo ainda de pagar 20 euros de multa.


Ainda a cumprir castigo estarão Pedrinho e Ricardo Casal (Anha), David Monteiro (Cerveira), Venâncio Silva e Bruno Reis (ARA) e Cartola (Cais Novo).


JS

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.