Campeonato Nacional
Cair de pé!
É desta forma que podemos definir a exibição do Nogueirense na deslocação ao reino do Foz. No entanto, a derrota por 4-2, nesta partida da nona jornada do Nacional da II Divisão, atirou o emblema de Nogueira para o último lugar. Já são oito os pontos que separam os vianenses da linha de água.
O Nogueirense rubricou uma primeira parte de alto nível. Praticamente perfeito a defender, o conjunto de Godofredo Novo foi a primeira equipa a marcar. Através de um canto de laboratório, Serginho abriu o marcador. A equipa da casa não se intimidou com o tento sofrido e empatou ainda antes do intervalo.
O início do segundo tempo poderia ter comprometido as aspirações vianenses. A defender mal, o Nogueirense permitiu algumas boas ocasiões de golo ao Foz. Um pouco contra a corrente do jogo, foi Serginho a dar de novo vantagem aos visitantes, com um remate ainda no seu meio campo defensivo. Em contra-ataque, o Nogueirense poderia ter sentenciado as contas do marcador.
Quem não marca, sofre. O Foz alcançou o empate com um bom trabalho individual de um dos seus jogadores. O terceiro tento dos locais foi apenas uma questão de uns escassos minutos. A perder o técnico da turma de Nogueira arriscou no 5×4. A igualdade não surgiu por manifesta infelicidade e foi mesmo o Foz a chegar ao quarto golo.
Esta derrota fora de portas não apaga uma boa exibição do Nogueirense. Contudo, as classificações são elaboradas com base nos pontos somados e aí os vianenses seguem na lanterna vermelha, com apenas quatro pontos em nove jogos.
JS
Santa Luzia derrotado com quatro pedradas no Monte
Os pupilos de Pedro Ferreira voltaram a perder na 10ª jornada da III Divisão Nacional. Na deslocação ao reduto do Monte das Pedras, o Santa Luzia perdeu por 4-2. Face as vitórias do Gualtar e do Guimarães Futsal, os vianenses estão, agora, a oito pontos da linha água.
Não se antevia uma missão nada fácil para o Santa Luzia. No reduto do terceiro classificado, os auri-negros ainda marcaram por intermédio de Nando e Bruno Cardoso. Contudo, ambos os tentos marcados foram insuficientes para levar pontos no regresso a Viana.
As contas amarelas e negras começam a complicar-se. Com apenas cinco pontos somados, em dez partidas realizadas, o Santa Luzia já vê os lugares que lhe dariam a manutenção cada vez mais longe.
JS
Campeonato AFVC – Seniores Masculino
Fontão prossegue caminhada imparável
O Fontão foi a Monte da Ola conquistar mais três pontos, na 11ª jornada do Campeonato AFVC de futsal. Perante o Alvarães, o emblema limiano sentiu algumas dificuldades para alcançar o primeiro golo. No entanto, os visitantes controlaram o jogo de princípio a fim, vencendo por cinco bolas a zero.
Os sinais de retoma deste Alvarães, versão Joel Gonçalves, podem não ter eco nos resultados da equipa. Contudo, as exibições do Alvarães têm atingido patamares bastante satisfatórios. No encontro de sábado, o Fontão apenas inaugurou o marcador muito perto do intervalo. Ainda assim, a tempo de chegar ao descanso com uma vantagem de dois golos.
Os forasteiros tiveram maior posse de bola, porém, o Alvarães cotou-se como uma barreira difícil de ultrapassar. No segundo tempo a história da partida modificou-se. A turma da casa teve de abrir um pouco mais, para virar o resultado. O Fontão aproveitou para dilatar a vantagem, construindo uma vitória tranquila.
Este triunfo permite ao Fontão continuar no encalço do líder, com 25 pontos, somente a três do Ambos os Rios. Com esta derrota, o Alvarães não saiu dos últimos lugares, contabilizando apenas dois pontos.
JS
Caminha triturado no reino do líder
O Caminha visitou o Municipal de Ponte da Barca, na 11ª jornada do campeonato de futsal da AFVC. Tão cedo, o emblema caminhense não quererá lembrar-se deste encontro. O Ambos os Rios venceu de forma concludente por dez bolas a uma numa partida em que nunca deixou que o Caminha impusesse o seu futsal.
Os encarnados voltaram a dar uma prova cabal do seu valor. Perante o Caminha, uma equipa que vinha a realizar uma temporada bastante satisfatória, os encarnados não vacilaram, aplicando chapa dez.
Neste encontro, o destaque maior vai para Nia. O jovem atleta barquense apontou metade dos golos, cinco, do seu clube neste jogo. Os restantes golos da turma da casa forma apontados por Pedro, Ricardo, Zézé e Frig.
O Ambos os Rios segue incólume na liderança do campeonato, dispondo de uma vantagem de três pontos para o segundo, Fontão, e seis sobre o terceiro, Ponte da Barca. O Caminha caiu alguns lugares na classificação, quedando-se pelo 11º lugar.
JS
Divisão de pontos salomónica não agrada a nenhuma das partes
À entrada para esta 11ª jornada, o encontro entre Amigos de Sá e Ponte da Barca era aguardado com alguma expectativa. Três pontos separavam os dois conjuntos antes da partida. Após o encontro a diferença pontual mantém-se graças à igualdade a três golos que se registou no final.
O jogo dos Arcos de Valdevez não defraudou o público que acorreu ao Municipal local. Os Golos, a emoção, os casos, mas sobretudo a total entrega dos atletas de ambas as equipas transformou esta partida num dos encontros mais interessantes da ronda.
No conjunto arcoense o goleador Rui voltou a fazer das suas, marcando um golo no encontro. Nelson apontou os restantes golos dos locais. Neca, Pimenta e Pedro foram os marcadores de serviço dos visitantes.
Com este empate, o Ponte da Barca viu o duo da frente ganhar-lhe maior vantagem. Com 22 pontos, os atletas de Rui Couto estão a três pontos do Fontão e a seis do líder, Ambos os Rios. Os Amigos de Sá perderam uma oportunidade única para apanhar o seu adversário desta ronda, na classificação, quedando-se em sexto lugar, com 19 pontos.
JS
Canarinhos abatidos com três tiros
O Pavilhão Monte da Ola parece talhado para as grandes surpresas do campeonato de futsal da AFVC. Na semana passada, o Cais Novo foi humilhado em casa pelos Amigos de Sá. Nesta 11ª ronda, o Paço Lima causou uma enorme sensação ao derrotar o Anha, por três golos sem resposta. Rui e Eliseu marcaram os tentos da vitória. Pela primeira vez, em três anos de competição, o Anha não marcou nenhum tento.
Este resultado apenas é surpreendente para quem não viu. Os visitantes defenderam com mestria e contra-atacaram de forma letal. O Anha cometeu alguns erros defensivos, contudo o seu maior pecado foi mesmo a finalização. Agostinho Silva apostou numa equipa diferente do habitual, ao incluir Martinho e Hugo no cinco inicial.
Num erro pouco habitual da defesa amarela, com Brito e Grilo a cometerem uma enorme fífia, os visitantes colocaram-se em vantagem bem cedo. Os locais criaram boas ocasiões para alcançar o empate, no entanto, apenas com remates de fora da área colocaram em cheque as redes forasteiras.
O início da segunda parte foi desastroso para os donos do terreno. Duas perdas de bola no ataque estiveram na origem de mais golos do Paço Lima. Sem nada a perder, o Anha partiu em busca do empate, não conseguiu furar as redes visitantes. O quarto classificado da prova desperdiçou entre outras oportunidades, uma grande penalidade. A jogar 5×4, o Anha praticamente não incomodou o guardião contrário.
Os forasteiros conquistaram apenas a sua terceira vitória na competição, a segunda consecutiva. Apesar do triunfo, os pupilos de Dionísio mantém-se no 12º posto, com dez pontos. Por seu lado, o Anha permanece no quarto lugar, com 20 pontos beneficiando da derrota do Cais Novo e empate dos Amigos de Sá.
JS
Cerveira rasteirado em Caminha
A realizar um campeonato aquém das expectativas, o ARA surpreendeu nesta 11ª jornada do distrital da AFVC, ao vencer (2-1) na recepção ao Cerveira., com uma vitória tangencial. Este foi o terceiro triunfo do emblema ancorense que assim se afastou dos dois últimos classificados.
O equilíbrio foi a nota dominante neste encontro do Municipal de Caminha. A jogar em casa, o ARA não quis perder a hipótese de vencer um concorrente próximo na classificação. O Cerveira foi surpreendido com a atitude positiva do seu opositor, não conseguindo encontrar soluções para dar a volta ao texto.
Este desaire em terreno alheio atirou o Cerveira para o 10º posto, 12 pontos, em igualdade pontual com o Caminha e a um ponto do Neiva. Como acima referimos, o ARA somou a sua terceira vitória na prova, contabilizando nove pontos, estando a apenas um ponto do Paço Lima.
JS
Neiva afunda Cais Novo na Quinta(s) da crise
Um golo de Quintas, na transformação de uma grande penalidade, foi o suficiente para que o Neiva derrotasse o Cais Novo. Este encontro da 11ª jornada pautou-se pelo enorme equilíbrio e apenas um golo de bola parada poderia decidir o jogo a favor para a equipa da casa. Com mais um jogo realizado que o líder, o emblema darquense está já a oito pontos do Ambos os Rios.
O Pavilhão da Escola de Freixo acolheu uma partida entre duas das maiores desilusões deste campeonato de futsal da AFVC. Talvez por essa situação, os primeiros minutos foram de estudo mútuo, com a bola a andar longe das balizas. Sem profundidade na sua gestão da posse da bola, o Cais Novo não conseguiu criar grandes oportunidades de perigo. Do outro lado, murou uma equipa que defendeu com as suas linhas muito recuadas.
Os visitantes regressaram com outra atitude para a etapa complementar. Após os instantes iniciais de sinal mais verde e branco, foram os locais a enviarem uma bola ao poste da baliza do estreante Joel. Pouco depois, Quintas sentenciou a partida. Até ao final, os forasteiros não evidenciaram argumentos para dar a volta ao texto.
O Cais Novo segue, então, na quinta posição, bem longe da liderança da prova. O clube de Paulo Morais só voltará a jogar em 2010. Este período de inactividade, de cerca de um mês, devido a folgar na próxima jornada do campeonato e já ter sido eliminado da Taça AFVC, será importante para a recuperação anímica da equipa. O Neiva ascendeu ao nono lugar, com 13 pontos, tirando proveito das derrotadas de Cerveira e Caminha.
JS
Campeonato AFVC – Seniores Feminino
Marcar cedo para tarde liderar o campeonato
Em Paredes de Coura, o Castanheira bateu o Soutelense por um a zero. Um tento de Sandrina, logo nos primeiros suspiros do encontro, foi o suficiente para um triunfo que permite ao emblema courense estar na liderança do campeonato feminino ao fim de três jornadas cumpridas.
Este começa a ser cada vez mais um clássico da competição. Como vem sendo habitual, o equilíbrio marcou presença numa partida onde as guarda-redes, de ambos os clubes, rubricaram exibições muito positivas.
O golo de Sandrina alterou as coordenadas do jogo. O emblema visitante teve de correr atrás do prejuízo com as actuais vencedoras da Taça AFVC a controlarem as operações. Logo após o descanso, a equipa local teve ocasiões flagrantes para encerrar com as contas do jogo, valendo a guarda-redes visitante.
O Soutelense nunca foi capaz de criar oportunidades para incomodar as redes contrárias. Com este triunfo, o Castanheira mantém a sua caminha totalmente vitoriosa, com três vitórias em três encontros realizados. Com nove pontos averbados, as jogadoras de Luís Nogueira dispõe de quatro pontos de vantagem para o segundo, Lanheses, e cinco sobre o ARA. Este trio de formações já completou três encontros na prova. Seguem-se ainda Soutelense e Santa Luzia, com três pontos, a ARCAS, com um, e a Zona Fut, que ainda não pontuou.
Apenas para recordar, que ainda nesta ronda três, o ARA foi a Valença derrotar a Zona Fut, por três golos sem resposta, enquanto o Lanheses e ARCAS empataram a três golos, na casa do primeiro.
JS
Taça AFVC – Juniores Masculino
Avalanche ofensiva amarela rendeu apuramento
Em Monte da Ola, o Anha carimbou o passaporte para as meias-finais da Taça de futsal AFVC júnior, ao golear o Paço Lima por 18-0. No encontro da manhã de ontem, que havia sido adiado na primeira jornada, Xano brilhou a grande altura, ao assinar cinco golos. Este triunfo permite à turma canarinha, pelo menos, assegurar o terceiro lugar.
Esta partida entre Anha e Paço Lima é dos tais jogos em que o seu filme converge para o desenrolar dos golos dos locais. Sem grande poder para contrariar a equipa da casa, o Paço Lima lutou como pôde, sendo de apreciar a postura dos jovens da Barca.
Interessante de assistir foi a reacção dos atletas de Manuel Ribeiro à goleada que o Ambos os Rios impusera naquele mesmo pavilhão. Sem competir há algumas semanas a esta parte, o Anha mostrou por que razão defende a presença na final da competição da época transacta.
Com esta derrota pesada, o Paço Lima despede-se da Taça AFVC, sem qualquer ponto conquistado. Por seu lado, os canarinhos ultrapassaram o Alvarães, quedando-se agora no lugar mais baixo do pódio. Para quarta-feira, está agendado o encontro entre Nogueirense e Anha que encerrará esta fase da competição. Uma vitória anhense colocará o Anha na liderança.
JS
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.