quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cobertura mediática de selecções

Hoje, a selecção nacional de seniores masculinos de futebol de Portugal disputa o acesso ao Mundial da modalidade. Mediante o resultado desta noite o país entra em estado de euforia/depressão. Nós por cá preferimos destacar o feito de três jovens vianenses. Rui Poço, João Lajoso e Valério Reis, hoquistas da EDV, foram convocados para representar a selecção de iniciados masculinos da Associação de Patinagem do Minho.


O trabalho das selecções regionais e distritais nos escalões de formação acaba por ser a grande montra para os jovens praticantes. É, portanto, de louvar o esforço que as várias modalidades desenvolvem na organização de eventos, como a Festa do Basquetebol, os campeonatos interdistritais de futsal, o Torneio dos Reis no hóquei em patins, etc, etc, etc. Na edição deste ano da Festa do Basquetebol, a SportTV apostou em cobrir o evento, tendo emitido, em directo, a final dos sub-16 masculinos. É, assim, interessante questionar: o que tem feito a RTP (e todos os demais órgãos de comunicação social nacionais/regionais e até locais) neste campo? Praticamente nada! Infelizmente, o exemplo vem de quem nos governa. O novo ministro dos Assuntos Parlamentares assinou, a 28 de Outubro, uma rectificação ao nº 4 do artigo 32º da Lei da Televisão de 2007.


Nesse despacho “torna-se pública a lista dos acontecimentos que devem ser qualificados de interesse generalizado do público para efeitos do disposto no n.º 2 daquele preceito, devendo o seu acesso ser facultado pelos adquirentes dos respectivos direitos exclusivos que emitam em regime de acesso condicionado ou sem cobertura nacional aos operadores interessados na sua transmissão televisiva que emitam por via hertziana terrestre com cobertura nacional e acesso não condicionado”.


Por acontecimentos de interesse generalizado entendem-se dez eventos desportivos, sendo dos quais sete respeitantes a futebol! É este cenário que o DEV procura inverter, começando por baixo, mas dando o merecido protagonismo e destaque aos pequenos heróis. Porque a prática desportiva ajuda a construir uma sociedade melhor e mais justa. Sobre este assunto, a seu tempo, será publicado outra reflexão.


Boa semana desportiva a todos!


José Domingos Ribeiro


responsável pelo DEV




editorial anterior

1 comentário:

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.