Na presente edição do campeonato distrital de futsal da AFVC, os resultados de quatro equipas estão longe de confirmar os seus créditos enquanto sérios candidatos ao trono do distrito.
A maior desilusão é o Riba D´Âncora. O finalista vencido da Taça da época transacta ocupa, ao cabo de três jornadas, o último lugar da classificação. A equipa ancorense não somou qualquer ponto, tendo sofrido 17 golos e marcado apenas seis tentos, embora tenha menos um jogo. Na edição do ano passado, o Riba D´Âncora era décimo, também sem ter somado qualquer ponto. Melhor estava há duas temporadas atrás, quando era terceiro, com seis pontos em três jornadas, registando duas vitórias e apenas uma derrota.
Contudo, há ainda outras decepções a salientar, não menos importantes. O Neiva ocupa um modesto oitavo lugar, com apenas quatro pontos em três jogos disputados. O emblema de Sandiães que habituou os adeptos da modalidade a estar entre os primeiros da classificação tem sentido grandes dificuldades para colmatar a saída do seu treinador e de alguns jogadores importantes. Para se encontrar uma campanha como esta é preciso recuar à época de 2007/2008, quando há terceira jornada tinha conquistado os mesmos quatro pontos, mas era quarto na classificação.
Cais Novo é outras das formações que não está a confirmar todos os seus créditos. Reforçando-se com jogadores e treinador de enorme valia, os verde e branco tardam em entrar na senda dos bons resultados. A somar à eliminação da Taça, a derrota em Fontão na última ronda, atirou a equipa para o sexto posto. Em comparação com a época passada, onde emblema de Darque tinha alcançado o pleno de vitórias nas três primeiras jornadas, este é um início de campeonato pobre.
Bem mais habitual é o fraco início de temporada do Desportivo de Monção. Com duas vitórias em três jogos, os monçanenses igualam o registo da época passada, superando a performance de 2007/2008 onde apenas venceram um dos três jogos iniciais. Contudo, refira-se que nas duas últimas temporadas, houve mais jogos a contar para a Taça antes do começo do campeonato.
Apesar de ainda estarmos muito longe do fim de um campeonato que será muito longo, e tudo pode acontecer, a imagem deixada por estas quatro equipas ainda está longe de convencer. Verdade que a desvantagem de três pontos, nos casos de Cais Novo e Monção, e cinco, no do Neiva, são ainda perfeitamente alcançáveis, porém, não será mentira que este trio de conjuntos terá menor margem de erro que os restantes adversários.
Candidatos à lupa à terceira jornada
Classificação (2009/2010 – 15 equipas)
1º Ponte da Barca * 3jgs * 9pts
6º Cais Novo * 3jgs * 6pts
7º Desp. Monção * 3jgs * 6pts
8º Neiva * 3jgs * 4pts
15º Riba D´Âncora * 2jgs * 0pts
Classificação (2008/2009 – 13 equipas)
1º Santa Luzia * 3jgs * 9pts
2º Neiva * 3jgs * 9pts
3º Cais Novo * 3jgs *9pts
4º Monção * 3jgs * 6pts
10º Riba D´Âncora * 2jgs * 0pts
Classificação (2007/2008 – 10 equipas)
1º SC Vianense * 3jgs * 9pts
3º Riba D´Âncora * 3jgs * 6pts
4º Neiva * 3jgs * 4pts
7º Monção * 3jgs * 3 pts
9º Cais Novo * 3jgs * 2pts
JS
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.