sexta-feira, 7 de junho de 2013

+Viana: Ribeira de Viana recria noite dos Tapetes

A ribeira de Viana do Castelo vai recriar, no sábado, a tradicional noite da confeção dos tapetes de sal, naquele que será "um cheirinho" da próxima edição de um dos mais típicos números da Romaria d'Agonia, anunciou a organização.

A confeção dos tapetes de sal realiza-se sempre na noite anterior ao dia da padroeira, 20 de agosto, mobilizando centenas de pessoas, sobretudo antigos moradores, por cinco ruas. A recriação deste ambiente acontecerá este sábado, à noite, e insere-se na 22.ª edição das Jornadas Populares daquela freguesia, sendo esperadas, segundo a Junta de Monserrate, 5.000 pessoas.

Como é hábito durante a romaria, é por estes tapetes que o andor da Senhora d'Agonia, padroeira dos pescadores de Viana do Castelo, regressa da também típica procissão ao mar e ao rio.

A sua preparação, que envolve cerca de 30 toneladas de sal e outros elementos decorativos, começa dez meses antes da festa, que se realiza este ano entre 16 e 20 de agosto. Contudo, o ponto alto é a sua confeção propriamente dita, à qual assistem sempre milhares de pessoas, durante toda a madrugada.

A dois meses da festa, e para tentar antecipar o ambiente vivido na chamada "noite dos tapetes", a Junta local decidiu "recriar" o momento, no sábado, com a confeção de várias "tranches" de tapetes pelas artérias da freguesia.

Serão utilizados para tal 250 sacos de sal - tingido com várias cores -, cada um com 25 quilos, entre outros elementos decorativos como serrim, verdes e artes de pesca. "Também teremos, no sábado, material, como sal e moldes, para as pessoas experimentarem, realizando o seu próprio tapete na rua", explicou a fonte.

Tal como é hábito na madrugada de 19 para 20 de agosto, a recriação da confeção será acompanhada toda a noite de sábado por tunas de estudantes, concertinas, música e bares abertos na ribeira de Viana do Castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.