quarta-feira, 1 de maio de 2013

Surf: Inauguração do CAR de Viana sobre rodas

foto: SCV
As portas do 2º Centro de Alto Rendimento (CAR) nacional já estão abertas nada mais nada menos do que em Viana do Castelo. No passado Sábado, 27 de Abril, o Surf Clube de Viana assinou o protocolo que lhe permite usufruir das instalações.

Esta cerimónia informal, organizada pela Câmara Municipal e pela Federação Portuguesa de Surf, ficou ainda marcada por ser a penúltima ação do vianense Guilherme Bastos no comando da Federação.

Para José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal, "foi uma cerimónia importante para Viana e para a Federação, pois promove o desenvolvimento da modalidade e contribui para a internacionalização de Viana como destino de Surf."

O CAR de Viana localiza-se na praia do Cabedelo e servirá de apoio e formação aos desportos náuticos como o surf, bodyboard, windsurf e kitesurf, precisamente uma área definida como "potencial" para o desenvolvimento do concelho de Viana do Castelo. Lembre-se que já funciona em Portugal o equipamento instalado em Peniche, enquanto se aguarda a abertura do da Nazaré e Aveiro.

A obra começou em 2009 e teve um custo de 970 mil euros, após uma candidatura conjunta a fundos comunitários envolvendo a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Instituto do Desporto de Portugal.

A aposta no mar contempla ainda a abertura, até ao Verão, de três centros desportivos ligados à vela, canoagem e remo, num investimento de 5,1 milhões de euros, no âmbito do projeto do “Centro de Mar”, apoiado pelo Programa Operacional dos Factores de Competitividade e, subsidiado por fundos comunitários.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.