quinta-feira, 14 de março de 2013

Fora d'horas: O desporto (ainda) é só para homens?

A pergunta é simples e a resposta também. Não, o desporto já não é só para homens. Felizmente, há muitas e cada vez mais mulheres a investirem em carreiras desportivas. Sendo assim, coloco uma questão um pouco mais difícil: o desporto (ainda) é dominado pelos homens? Aqui, a resposta terá que ser positiva. Sim, o desporto ainda é dominado pelos homens.

Ora, viajemos ao cerne da questão. Em Portugal, segundo dados do Eurobarómetro de 2011, apenas 3,8% dos praticantes federados de futebol são do sexo feminino. No atletismo e no ténis os valores são mais elevados, mas ainda assim longe da paridade desejada (35,9% e 38,7%, respetivamente). As mulheres apenas vencem de forma esmagadora na ginástica (81,6%).

É certo que as estatísticas nem sempre são precisas, mas neste caso mais um por cento ou menos um por centro não fazem qualquer diferença. O fator importante é mesmo a mentalidade e, por isso, tendo em conta que na passada sexta-feira se celebrou o Dia da Mulher, é preciso louvar cada mulher portuguesa que dedica um pouco do seu tempo ao desporto.

E foi precisamente para louvar o desporto que na última segunda-feira foram entregues os troféus “O Minhoto”. Mélissa Antunes e Inês Fernandes foram as mulheres premiadas, mas, para os amantes do desporto ou meros cidadãos, muitas outras passam despercebidas apesar das boas prestações em competições portuguesas e internacionais .

Todas as mulheres desportistas merecem receber, todos os dias, uma bola de ouro em forma de elogio. A melhor recompensa para o esforço é o reconhecimento da sociedade. É preciso mostrar ao mundo o talento das mulheres desportistas e, quem sabe num futuro próximo, deixá-las ocupar o lugar em altos cargos de federações onde, na maioria dos casos, apenas homens se sentam.

Fabíola Maciel

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.