quarta-feira, 20 de março de 2013

Editorial: Festa + Basquetebol = Futuro da modalidade

As férias da Páscoa são para a maioria dos estudantes sinónimo de duas semanas muito ativas. Se uns vão para Espanha (finalistas do secundário), outros rumam para diferentes destinos com o objetivo de descomprimir para estar mais fresco para a ponta final da “época” escolar.

Os adolescentes praticantes de basquetebol têm, há sete anos, um destino marcado: Algarve e a Festa do Basquetebol Juvenil. Em seis edições, o Desporto em Viana marcou presença nos últimos cinco. Este ano, infelizmente, não é possível acompanhar a comitiva vianense, devido a motivos profissionais. Todavia, a minha atenção, até domingo, está em Albufeira, onde as quatro selecções da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo participam na VII Festa do Basquetebol Juvenil.

Esta iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Basquetebol é, para mim, um exemplo de como deve ser pensada a formação numa modalidade. Com esta Festa todos os praticantes de basquetebol com idades entre os 13 e os 16 anos fazem das tripas coração, para conseguirem estar entre os melhores da sua idade, durante cinco dias, num ambiente ímpar de festa e competição.

O modelo competitivo dá espaço para que as equipas lutem pelos seus objectivos mas também que tenham tempo para conviver, criar e estreitar laços entre basquetebolistas. Os treinadores e dirigentes do basquetebol são incansáveis no apoio aos seus miúdos, dando-lhes as condições para terem futuro no desporto. Nesta Festa todos são observados e os valores emergentes identificados para depois, durante o ano, serem chamados a treinos das seleções nacionais. A atual selecção nacional de Basquetebol já tira dividendos desta aposta. Seria bonito, que outras modalidades copiassem o modelo, ou pelo menos a ideia!

Termino com um “Let’s go Viana!”

Bom fim de semana desportivo
José Domingos Ribeiro


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.