sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

+Viana: Cinema em Viana passa a ser quinzenal com o fecho de salas Castello-Lopes

A projeção de cinema em Viana do Castelo vai ficar limitada a sessões cineclubistas quinzenais face ao encerramento das salas do grupo Castello-Lopes que funcionavam na cidade.

Estas sessões são organizadas desde dezembro de 1994 pela Ao Norte, associação local de produção e animação audiovisual, que há cerca de uma década passou a ser a única "inquilina" do cinema Verde Viana, a última sala da cidade a funcionar fora do maior centro comercial da cidade.

A distribuidora Socorama Castello-Lopes anunciou na terça-feira que se prepara para fechar 49 das 106 salas de cinema que explora em todo o país, incluindo as quatro que explora no Estação Viana Shopping, construído pelo grupo Sonae Sierra e que abriu portas em novembro de 2003.

Desde essa data que os filmes comerciais foram desaparecendo do cinema Verde Viana, que integra o edifício que também já foi o maior centro comercial da cidade, hoje praticamente sem comércios, albergando apenas escritórios.


Atualmente, o cinema é mesmo a única valência que permanece em funcionamento no interior desde a inauguração do Centro Comercial "Primeiro de Maio", há cerca de vinte anos. "Face a este encerramento [das salas da Castello-Lopes], é introduzido um dado novo. Vamos falar com o proprietário do cinema para tentar perceber o que se pode fazer para melhorar a oferta na cidade", admitiu à agência Lusa Carlos Viana, presidente da direção da Ao Norte.

As sessões cineclubistas envolvem a projeção dos denominados filmes "não comerciais" e acontecem atualmente na primeira e terceira quinta-feira de cada mês, tendo movimentado em 2012 mais de 4.000 espetadores.

"Anteriormente, as projeções eram semanais mas, devido aos cortes que sofremos do ICA [Instituto do Cinema e do Audiovisual], tivemos de reduzir e passaram a ser quinzenais", explicou ainda Carlos Viana.

Redação/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.