terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Canoagem: Instalações do Darque Kayak Clube à venda

Com a construção do Centro de Canoagem de Viana do Castelo as atuais instalações do Darque Kayak Clube (DKC) preparavam-se para ficar vazias. Como não houve interesse em aproveitá-las para a prática de canoagem por parte das freguesias circundantes a DKC vai vender as suas instalações.

A iniciar um novo capítulo a equipa darquense desfaz-se com pena do património que serviu para a prática desta modalidade para muitos atletas. Os cantos da casa eram conhecidos e trazem boas memórias. Assim, a ideia inicial era instalar gratuitamente um polo de canoagem numas das freguesias junto ao Rio Lima, porém nenhuma freguesia se mostrou interessada, sendo que o DKC pôs à disposição também os seus técnicos e canoas.

Como as instalações têm de ser desmontadas com vista a terminar o Centro de Canoagem serão rematadas pela melhor proposta que será usada para a compra de material.

A 25 de janeiro o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, o presidente da junta de Darque, Joaquim Perre, e o presidente da DKC, Américo Castro, estiveram no terreno a ver a evolução das obras e as instalações atuais.

Nacional de Maratonas organizado pelo DKC

O novo Centro de Mar é aguardado com muita expectativa porque é uma aposta evidente no mar que sempre esteve ligado a Viana do Castelo. Assim, a Darque Kayak Clube encontra mais alicerces e argumentos para a federação portuguesa de canoagem lhe acabar de atribuir a organização do Nacional de Maratonas, a 20 e 21 de Julho de 2013.

IV Taça Ibérica de Slalom com vencedores portugueses

Apesar da alteração da data da prova, devido às condições climatéricas, o Rio Coura recebeu, este fim-de-semana, 2 e 3 de fevereiro, 136 atletas em representação de 10 clubes para a IV edição da Taça ibérica de Slalom organizada pela federação portuguesa de canoagem, Darque Kayak Clube (DKC), Teixugos e a autarquia de Vila Nova de Cerveira. Quer em K1, quer em C1 masculinos os vencedores foram lusos: Ivan Silva (Águas Bravas Clube) e José Carvalho (ADAmarante), respetivamente. Nas meninas a atleta Fátima Cadilha (DKC), em K1 feminino, conquistou o 3º lugar e, por conseguinte, a primeira medalha do ano para o clube darquense.

Esta prova marca o início das competições em 2013 nesta modalidade. Em K1 foram precisos 69,24 pontos para que Ivan derrotasse os adversários, o segundo ficou com mais 10,24 pontos e, por sinal, era o colega de equipa, Rodrigo Magalhães, no terceiro posto Fábio Quierós (ADAmarante) que fechou um pódio completamente luso.

Em C1 José Carvalho, Associação Desportiva de Amarante, terminou a prova com 76,47 pontos, seguido por Luis Pereira (Penedo de Espanha) que teve mais 4,14 pontos, e por Marcos Pereira colega de equipa do segundo classificado.

Por equipas o Águas Bravas Clube levou a melhor com 232 pontos, os co-organizadores Teixugos (Espanha) ficaram em 2º com 200 pontos e, em 3º lugar, a Associação Desportiva Amarante com 183 pontos. O DKC conquistou 22 pontos com sete atletas em prova. Nova competição de Slalom, agora internacional, só no final do mês, a 23 e 24, em Amarante.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.