sexta-feira, 2 de novembro de 2012

+Viana: Eixo Atlântico e Comissão Europeia reúnem-se para garantir financiamento para comboio Porto-Vigo

Os responsáveis do Eixo Atlântico reúnem-se a oito de novembro, na Galiza, com representantes da Comissão Europeia para estudar o financiamento comunitário à modernização da ligação ferroviária entre Porto e Vigo.

Segundo o anúncio feito hoje pelo Eixo Atlântico, a reunião vai decorrer em Monforte de Lemos e envolverá ainda a presença dos representantes do Governo Regional galego e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

A reunião é promovida pelo Eixo Atlântico, entidade que reúne as 34 maiores cidades do Norte de Portugal e da Galiza, e deverá contar ainda com a presença de responsáveis da REFER – Rede Ferroviária Nacional e com o diretor-geral dos Caminhos-de-Ferro de Espanha, Manuel Niño.

Esta obra foi apresentada na Comissão Europeia como "uma prioridade" pelos governos de Portugal e Espanha para potenciar a ligação entre Porto e Vigo, conforme revelou em outubro o presidente do Eixo Atlântico, após uma reunião em Bruxelas.

Segundo José Maria Costa, os dois governos "confirmaram" que a modernização da Linha do Minho é uma "prioridade". O objetivo é apresentar uma ligação ferroviária entre Porto e Vigo de "elevada prestação", ou seja, em menos de metade das mais de duas horas que leva atualmente a assegurar o mesmo serviço.

Redação/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.