terça-feira, 30 de outubro de 2012

+Viana: Iluminação de Natal será "mais simbólica"

O autarca de Viana do Castelo admitiu, esta terça feira, que a iluminação natalícia na cidade será este ano "mais simbólica" face aos cortes financeiros aplicados aos municípios.

"Naturalmente será mais reduzida, mais simbólica, mas vamos manter uma presença da iluminação de Natal", disse o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, sem adiantar ainda o montante do corte a aplicar em 2012.

No ano passado, a iluminação natalícia das várias ruas da cidade custou à autarquia cerca de 35 mil euros, o que já correspondeu a um corte de mais de 20 por cento em relação a 2010, ano em que foram investidos 45 mil euros.

Na altura, a autarquia justificou a medida com a necessidade de "contenção orçamental", argumento que volta agora a ser colocado em cima da mesa.

Ainda assim, acrescentou, a iluminação em algumas ruas da cidade será mantida como forma de apoiar o comércio tradicional e o "espírito" da época.

A autarquia está também a estudar um programa de animação de Natal para a cidade, que prevê atividades culturais, exposições e concertos, entre outras iniciativas.

Já a iluminação deverá acontecer entre dezembro e janeiro, incluindo naquela que é apelidada como a maior árvore de Natal, natural, da Europa.

Trata-se de um araucária excelsa com mais de 50 metros de altura e que todos os anos é iluminada com milhares de luzes, sendo vista em toda a cidade, num perímetro de vários quilómetros.

Redação/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.