quinta-feira, 19 de julho de 2012

Diogo Fernandes: "É um orgulho enorme vestir a camisola da JV"

Diogo Fernandes renovou pela Juventude de Viana por mais um ano. O hoquista de garra que conquistou os adeptos laranjas com os seus golos vai assim cumprir o terceiro ano em Viana do Castelo. Ao Desporto em Viana, Diogo Fernandes revela porque quer ajudar o clube a regressar ao palco principal da modalidade.

Quais os motivos que te levaram a continuar na Juventude de Viana, para uma terceira época?
A grandeza do clube. É difícil encontrar um clube com uma estrutura e uma massa adepta tão forte. O facto de termos descido de divisão, não retira grandeza a este clube e é nossa obrigação voltar a coloca-lo no lugar que ele merece. O facto de ter recebido muitas mensagens dos adeptos, a demonstrarem vontade na minha continuidade em Viana, também foi um factor preponderante.

Ouve-se falar em dificuldades de inúmeras equipas da I divisão, sonhando alguns adeptos que ainda seja possível à Juventude de Viana permanecer na I, como no ano passado. Qual a tua opinião sobre este assunto: seria melhor para a equipa disputar a I divisão ou lutar pela subida na II?
Claro que seria melhor para a equipa disputar a 1ª divisão. Mas não podemos pensar que isso irá acontecer. O pensamento está na segunda divisão pois é aí que nos encontramos neste momento. Se alguma coisa acontecer, cá estamos nós para encarar esse desafio.

És um dos atletas mais acarinhados pelos adeptos laranjas. O que significa para ti jogar na Juventude?
É um orgulho enorme vestir a camisola da JV. É um dos melhores clubes de Portugal para se jogar Hóquei em Patins. São poucos os clubes que se podem orgulhar de ter uma assistência tão grande nos jogos em casa. É muito bom ter o carinho dos adeptos, pois só podemos estar a 100% se tivermos o seu apoio.

Como surgiu o hóquei na tua vida?
Por influência de familiares. Quando comecei a jogar, o meu irmão e dois primos meus jogavam nos escalões acima. Desde os três anos que o Hóquei entrou na minha vida, para ficar.

Qual o treinador que mais te marcou?
O treinador que mais me marcou foi sem dúvida o Prof. Renato Garrido. Foi ele o meu primeiro treinador no FCPorto e foi com ele que mais evoluí. Para além de um treinador era um amigo e isso é muito importante. Foi uma peça vital no meu crescimento como jogador e como pessoa.

Qual a tua referência no hóquei em patins?
Tenho várias referências no Hóquei. A maior, é Pedro Gil, que foi dos melhores jogadores que vi jogar e o melhor profissional com quem já tive contacto. Depois tenho outros como Pedro Alves e Panchito.

Algum hábito antes de um jogo?
Antes do jogos tenho as minhas rotinas como todos os jogadores têm as suas. Nada de mais, apenas para me sentir protegido e para ter a certeza que tudo vai correr como eu quero.

Se tivesses de convencer alguém a praticar hóquei em patins como o farias?
Levava-o a ver um jogo entre o Porto e o Benfica. Penso que é o maior momento da época do Hóquei pois é onde se reúne a nata da modalidade. A velocidade e espectacularidade cativava essa pessoa por si só.

Qual é o momento mais bonito que já viveste no hóquei? E o menos bonito?
Tenho vários momento bonitos vividos no Hóquei. Ter sido Campeão Europeu de sub-17 e sub-20 e ter sido várias vezes campeão nacional penso que está no topo desses momentos.
O menos bonito, infelizmente, passa pela descida de divisão pela JV. Mas em contrapartida, dá-me a possibilidade de para o ano ter outro momento bonito na minha carreia, a subida de divisão.

Qual é o teu maior sonho no hóquei?
Ter sucesso. Resume-se a isso. Seja onde for, desde que seja com sucesso, fico contente.

Algo que desejes acrescentar?
Um agradecimento aos adeptos da JV pois mesmo nos momentos mais difíceis, estiveram sempre connosco. Espero que continuem assim e que para o ano continuem connosco.

Passa & Corta
Nome Diogo Fernandes
Idade 21
Clubes CDPóvoa, FCPorto, Juventude de Viana
Curso Gestão

José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.