domingo, 29 de abril de 2012

+Viana: Funicular de Santa Luzia integra rede transfronteiriça

O Funicular de Santa Luzia vai integrar a rede transfronteiriça de antigas estações ferroviárias – “Estações Vivas”. O objetivo da candidatura, comparticipada pelo FEDER, passa pela recuperação e valorização das envolventes das antigas estações, criação e promoção de uma rede e uniformização da imagem conjunta.

A empreitada de recuperação e valorização da envolvente do Funicular, assim como a reflorestação do espaço, já arrancaram, num investimento a rondar os 40 mil euros.

O Funicular de Santa Luzia registou, em 2011, um movimento de passageiros que ascendeu aos 38.530. Com os seus 650 metros, o Funicular, que vence um desnível de 160 metros em sete minutos, torna a viagem entre o sopé e o topo de Santa Luzia a mais longa de todos os Funiculares do país.

O elevador, que reabriu em abril de 2007, aos 85 anos de idade, estava inactivo desde 2001, por requerer profunda remodelação das vias, carruagens e equipamentos electromecânicos. Depois de ter pertencido a várias entidades, a CP-Caminhos de Ferro Portugueses transferiu a propriedade para a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o intuito de o reabilitar e pôr ao serviço dos vianenses e turistas.

O Funicular de Santa Luzia tem uma lotação de 24 passageiros, doze sentados e doze em pé, podendo ainda transportar pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.

Pedro Borlido

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.