A equipa masculina de sub18 do Clube de Basquete de Viana (CBV) venceu (59-40) no reduto do Basquete Clube de Barcelos (BCB), em jogo da nona jornada da Taça Nacional. Os pupilos de Resende somaram a sexta vitória em sete jogos, o que lhes permite manter o primeiro lugar nesta fase zonal norte. Apesar de mais um triunfo, ao intervalo, os vianenses perdiam (28-31), mercê de uma primeira parte menos conseguida.
![]() |
| Foto Clube de Basquete de Viana |
A apatia tomou conta da formação da Princesa do Lima, que cometeu alguns erros defensivos e apresentou baixa eficácia ofensiva – em todo a primeira parte, o CBV encestou 10 dos 35 lançamentos realizados. A baixa produtividade no seu ataque ajuda a compreender como o BCB regressou aos balneários com uma curta vantagem.
Na segunda metade, tudo foi diferente. Desde logo, porque Tiago Lomba, com 12 pontos no jogo, Alexandre Muge (13) e Gonçalo Batista (16) ajudaram o CBV a dar a volta ao texto. Nos derradeiros 20 minutos do encontro, os locais marcaram somente nove pontos. Com um terceiro parcial de luxo, o CBV entrou para os últimos dez minutos com a vitória no bolso, com uma vantagem superior à dezena de pontos.
Ficha de Jogo Basquete Clube de Barcelos 40 Clube de Basquete de Viana 59
Clube de Basquete de Viana
Cinco Inicial Tójó
(5 pontos), Diogo Mina (6 pontos), Alexandre Muge (13 pontos), Rui
Pereira (7 pontos) e E. Fonseca Jogaram Ainda Rui Ferreira, Tiago Lomba
(12 pontos), J. Machado, Gonçalo Batista (16 pontos), M. Moreira,
Miguel Nicolau e Cláudio Menezes Treinador Jorge Resende
Marcha do Marcador 1º Período, 19-15; 2º Período, 12-13; Intervalo: 31-28; 3º Período, 1-17; 4º Período, 8-15; Final: 40-59
Classificação
Classificação
Vencer para evitar “revolução” na liderança
O CBV lidera esta fase zonal norte com seis triunfos em seis jogos, no arranque desta segunda volta. Sem tempo para grandes festejos, os vianenses jogam esta quarta feira [17h15] em Vila Real, em jogo da décima jornada da Taça Nacional. Os jovens de Jorge Resende defrontam o BC Vila Real, uma equipa que venceram em casa (107-52). Os transmontanos seguem na sétima posição, contando por derrotas os sete encontrados disputados. O favoritismo é naturalmente vianense, no entanto, todo o cuidado é pouco em dia comemorativo de uma revolução que mudou o estado da nação nacional.
João Cerqueira Santos

Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.