quinta-feira, 22 de março de 2012

Hóquei: Entusiasmo vianense inspira César Pinheiro e Leonardo Pais

No último painel da tarde desta quinta feira, o hóquei em patins esteve em debate no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo. Convidados a explanar, numa primeira instância, os princípios básicos da modalidade, César Pinheiro e Leonardo Pais, hoquistas do conjunto sénior da Juventude de Viana, falaram das respetivas carreiras desportivas, ressalvando, em uníssono, o entusiasmo vianense pelo hóquei em patins: “Vendo os outros pavilhões, não nos podemos queixar. Só temos de agradecer ao público que vai assistir mas, claro, quantos mais, melhor”.

Da Esqª para a Dirª: César Pinheiro e Leonardo Pais (Foto DEV)
César Pinheiro, filho da terra, cuja iniciação na modalidade ocorreu, sem grande expectativa, aos seis anos, na Escola Desportiva de Viana, destacou o vice campeonato ao serviço dos seniores como “o ponto mais alto” da ainda curta carreira.

Dividido entre o desporto e os estudos, “bastante importantes e que oferecem maior garantia de futuro”, César Pinheiro reconhece não ser fácil conciliar as duas realidades: “É desgastante”.

O jovem hoquista, já habituado a partilhar o balneário com grandes valores do hóquei em patins nacional, salientou o convívio e aprendizagem com o também vianense Luís Viana, internacional português, antigo atleta laranja, atualmente a representar o Sport Lisboa e Benfica: “Um bom companheiro, tanto como jogador como pessoa. Ensinou-me muito, deu-me bons conselhos e, se cheguei onde cheguei, tenho muito a agradecer-lhe”.

Leonardo Pais, guardião laranja, deu igualmente os primeiros passos na modalidade aos seis anos, no Futebol Clube do Porto (FCP), equipa onde completou a sua formação. Desde o primeiro ano de sénior na turma vianense, Pais confessou que “muitas pessoas duvidavam do meu valor”, pelo facto de ser filho de Franklim Pais, alguém que “sempre me aconselhou”.

Leonardo, recentemente convocado para representar a seleção nacional de sub23 na Taça Latina, competição onde também participará o colega de equipa Diogo Fernandes, também ele um produto do FCP, não tem dúvidas de ter dado um passo em frente ao representar a Juventude de Viana, “uma óptima opção, na altura a segunda melhor equipa portuguesa”, só superada pelo emblema do Dragão.

Questionado sobre a pessoa que mais o influenciou, positivamente, Leonardo Pais referiu, para além do seu pai, o ex companheiro do FCP Edo Bosh, guarda redes azul e branco: “É uma pessoa que, ao longo dos anos, me tem apoiado. Ensinou-me tudo o que sei”, concluiu.

Pedro Borlido

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.