quinta-feira, 29 de março de 2012

Festa do Basquetebol: Cadetes sonham com a subida

Foto Desporto em Viana
A esperança entre as seleções de cadetes é grande. Os resultados do primeiro dia de competição são animadores e permitem sonhar com a subida de divisão. Já as iniciadas perderam no segundo jogo do dia e viram goradas as hipóteses de subir de divisão A. Por sua vez, os iniciados perderam os dois jogos, mas precisam apenas de uma vitória para garantir a manutenção entre as melhores equipas do escalão.

Fruto do calendário, três seleções entraram em simultâneo em competição. As duas selecções de cadetes e as iniciadas começaram pelas 11h40 a marcar os primeiros pontos. Os iniciados tiveram uma manhã mais descansada, entrando em campo apenas às 15h40.

Os cadetes têm uma das melhores equipas dos últimos anos e uma excelente oportunidade para subir de divisão. No primeiro jogo do dia, frente à AB Vila Real, os atletas de Bruno Ferreira venceram por 67-33. Apesar da equipa ter entrado algo nervosa, e ter estado a perder por dois pontos no final do primeiro período, na segundo período deu-se a reviravolta que culminou na vitória final com diferença de 34 pontos. No outro jogo, frente à AB Bragança, seria uma questão de números para adivinhar a vitória final, que foi de 100-27.

As cadetes tiveram um percurso semelhante à congénere masculina, no que toca a resultado. O primeiro jogo foi ganho por 47-39, enquanto o segundo, frente à AB Guarda, por 99-7. Terminando em primeiro no grupo, as cadetes disputam, esta sexta feira, a fase intermédia, não podendo perder nenhum jogo para continuar a acreditar na subida.

Os iniciados são a única equipa na divisão A e isso nota-se na hora de ver os resultados. O segundo jogo frente à AB Setúbal, com derrota de 35-86, demonstra que ainda há uma grande diferença que precisa de ser encurtada para as principais associações. Todavia, no primeiro jogo do dia, frente à AB Coimbra, os iniciados deram boa réplica. Perdendo por 62-71, os iniciados tiveram perto de conseguir a manutenção logo no primeiro jogo. Terminando o primeiro período a vencer por 13-12, Coimbra deu a volta para 33-20 no segundo, ampliando para 55-33 no terceiro. O esforço no quarto período apenas diminuiu a diferença no placard para nove pontos.

Por fim, as iniciadas deixaram cair a hipótese de subir ao segundo jogo. Frente à AB Vila Real, as vianenses não conseguiram ser melhores, perdendo por 40-55. No primeiro jogo, as sub 14 tinham vencido AB Castelo Branco por 55-18.

José Domingos Ribeiro









Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.