domingo, 18 de março de 2012

Esgrima: Boa prestação de Gael em Bona

À Taça do Mundo Löwe von Bonn, em Bona (Alemanha), chegaram 204 atletas que, em ano de apuramento para os Jogos Olímpicos, não brincaram em serviço. Gael Santos, atleta da Escola Desportiva de Viana (EDV), conseguiu ficar em 12º lugar numa das mais fortes competições do mundo, disputada a 16 e 17 de março.

Ainda decorria a fase de poules e já Santos mostrava os seus créditos. Em seis jogos conquistou cinco vitórias e uma derrota, por apenas 5-4, na taça do mundo de florete. Por isso, na passada sexta feira, Gael não quis saber da abstinência das vitórias porque na “religião” do seu florete quanto mais pontuar, melhor.

Gael Santos (Foto: Federação Portuguesa de Esgrima)
Com este resultado, Santos ficou isento da fase de eliminatórias e passou para o quadro principal de 64 onde defrontou e venceu, por 15-7, o romeno Daraban, seu concorrente direto. A 32, Santos ainda pôs o francês Le Pechoux, que conquistou a taça do mundo de Veneza, “en garde”, vencendo por 15-13. Um resultado marcante porque se tratava do segundo classificado no ranking mundial.

Só quando lutava no quadro 16 é que Gael foi derrotado pelo ucraniano Pogrebniak. Mesmo assim, o atleta da EDV não pode ser apontado por falta de concentração, já que perdeu pela escassa diferença de quatro toques, 11-15 no final, a favor do ucraniano.

O balanço é animador e assenta que nem uma luva ao que foi considerado, recentemente, o atleta do ano, pelos prémios “O Minhoto”. Nas redes sociais, Gael descreveu sumariamente a sua prestação nesta competição e as prioridades: “grande dia e grande resultado (…) agora é descansar e depois preparar o apuramento! Obrigado a todos”.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.