quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vela: CVVC ao sabor do vento de Leixões

O Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) participou na regata ONDASTAR - II Prova do Ranking APCIO - Zona Norte. Com treze velejadores ao sabor do vento, o clube trouxe através de João Maquito a medalha de bronze em Optimist escolas de vela, numa prova que decorreu no campo de regatas de Leixões a 28 e 29 de janeiro.

Assim, foi um velejador inexperiente a conseguir o melhor resultado para o clube de Viana que se fez representar nas classes A, B, iniciados e escolas de vela na regata organizada pelo Clube Naval de Leça, ARVN e APCIO.

Os ventos não se mostraram muito favoráveis porque no sábado o vento ficou-se entre quatro e 12 nós e domingo sentiu-se vento do quadrante norte entre os cinco e oito nós. Mesmo assim, foram cumpridas as seis regatas previstas onde participaram 91 velejadores, entre os quais seis de Espanha e também nove infantis/escolas de vela que tiveram o primeiro contato com a vela de competição, num modelo simples e seguro, como foi o caso de João Maquito.

Para o CVVC a participação nestas provas prende-se com a necessidade de preparação e ganho de ritmo competitivo para disputar o apuramento para o Campeonato Nacional de Juvenis.

Em números, o CVVC conseguiu em Optimist A o décimo lugar de Edgar Simões; o 26º de Helena Simões, o 38º de Beatriz Faneca e o 40º de Vasco Andrade. Em Optimist B, os atletas vianenses alcançaram o sétimo e o nono lugares por Pedro Coelho e Jaime Lopes, respetivamente. Em Optimist iniciados faltou pouco para os de Viana ficarem no top ten porque Duarte Costa segurou o 11º lugar, Pedro Rodrigues o 13º e Catarina Colho o 14º. Finalmente, em Optimist escolas velas, onde competiram nove velejadores, além de João Maquito, deram provas da sua competência Lara Carvalho (quarta classificada), Tiago Lima (sexto classificado) e Elisa Cruz (oitava classificada).

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.