quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Natação: Atletas vianenses participam em Open internacional

Escola Desportiva de Viana (EDV) e Viana Natação Clube (VNC) foram os dignos representantes vianenses no Open da Associação de Natação Norte de Portugal (ANNP), que se disputou a 4 e 5 de fevereiro, nas Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim. Apesar de não ficarem no topo da tabela classificativa, as equipas mostraram garra, insuficiente, contudo, para bater os atletas da Swimming Association de Israel que venceram coletivamente, com 865 pontos, sendo que o primeiro representante português foi o FC Porto, no terceiro lugar, com 441 pontos.

Foto: Escola Desportiva de Viana
A prova está integrada no calendário da Federação Internacional de Natação. E se a nível nacional as equipas gostam de mostrar o seu poderia tanto mais nas provas internacionais. Esta em específico contou com a participação de 437 atletas (257 masculinos e 180 femininos), que representaram os emblemas de 44 equipas, das quais 30 portuguesas e 14 estrangeiras, onde se contabilizavam sete de Israel, três da Irlanda, duas da Grã-Bretanha e uma da Sérvia e Espanha.

Do destacamento do VNC participaram doze atletas, em igualdade numérica com os que representaram as cores auri negras da EDV.

Apesar de as equipas de Viana não trazerem nenhuma medalha conseguiram alguns bons resultados e quedar-se na zona intermediária da tabela classificativa. Assim, VNC segurou o 16º lugar com 76,5 pontos, sendo que a EDV ficou mais longe com um 30º lugar, fruto dos 21 pontos alcançados.

Estes resultados devem-se às prestações dos atletas que têm vindo a melhorar a sua forma e condição física a fim de preparar os Campeonatos Zonais de Infantis e Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Seniores de Piscina Longa. Da EDV merecem realce Renato Pinheiro, que foi o 3º melhor português aos 50 e 100 Costas; Alexandre Ribas, que foi o melhor português (Juvenil B) aos 50, 100 e 200 Costas e 100 Livres; Tiago Alves, 2º melhor português (Juvenil B) aos 200 Bruços; e Bruno Couto que conseguiu melhorar as marcas pessoais e, por isso, garantir a presença nos Campeonatos Nacionais de Verão, à semelhança dos companheiros Bruno Sousa, Mário Barros, Miguel Passos e Nuno Graça pelos recordes pessoais obtidos em Piscina Longa.

No que diz respeito ao VNC realce para o 9º lugar de Miguel Miguel Santos nos 400m livres, o que lhe conferiu a sexta melhor posição entre os portugueses, enquanto Vânia Neves ficou bem perto do top ten nos 200m, ficando em 11; nos 400m foi Vânia Neves a ficar perto dessa marca ao assegurar o 12º lugar. Ana Teixeira deu-se melhor de costas em 50m e 200m, por isso manteve-se perto das melhores com um 12º e 10º lugar, repetivamente. António Vitorino também não se saiu mal assegurando um 14º lugar. Em equipa o VNC conseguiu um 10 lugar e dois nonos, um pela equipa masculina e outro pela feminina.

Esta competição internacional terminou portanto com bons indicadores para as equipas vianenses para as provas que se avizinham.

Marisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.