quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Hóquei: Dualidade de critérios corta pernas à Laranja

Foto: Desporto em Viana
A exibição não foi das melhores mas o hóquei que a Juventude apresentou na Pavilhão das Goladas não merecia a derrota por 2-0, frente ao HC Braga. Numa partida emotiva e onde as ocasiões de golo não foram muitas, acabaram por ser os critérios usados pela dupla de arbitragem que ditaram a diferença no marcador.

A Juventude começou com Leonardo, Didi, Rodrigo, Diogo Fernandes e Joel Coelho e concedeu o domínio do jogo ao HC Braga, procurando apostar nas transições. Todavia, o último passe raramente foi feito em boas ocasiões ou então o remate não era bem direcionado, como por exemplo Rodrigo, aos 7 minutos, na cara de Guilherme Silva, ou Daniel Coelho aos 21. Aos 15 minutos, Joel Coelho levou cartão azul por derrubar Hélder Nunes. Do livre direto resultou uma boa defesa de Leonardo. A ameaça de golo manteve-se e um minuto volvido, Fellini desfez o nulo. O HC Braga aproveitou da melhor forma a vantagem numérica, num lance em que o bracarense aproveitou um ressalto de um remate que embateu no ferro da baliza à guarda de Leonardo. 

Aos 24 minutos a dupla de arbitragem apitou um penalti contra a Juventude por alegado patim na bola de Rodrigo. Da conversão resultou nova defesa de Leonardo (ver video)! Ao intervalo, a vantagem mínima justificava-se pela maior superioridade territorial azul.

Para a segunda parte, a Juventude regressou com César Pinheiro de início e logo no primeiro minuto Joel não deu bom seguimento a um lance de ataque. Aos 11 minutos Leonardo voltou a brilhar, defendendo com a máscara. Entretanto, num dos muitos lances controversos, Álvaro Pinto é carregado em falta na área bracarense. O árbitro apitou mas para assinalar falta ao avançado laranja. Minutos depois, Joel Coelho foi empurrado contra a tabela defensiva, abrindo o sobrolho mas nada tendo sido assinalado. Procurando ignorar a dupla de arbitragem, os pupilos de Pedro Sampaio procuraram o empate mas tenderam a optar mal no momento do passe. 
Um dos livres que a Juventude dispôs (Foto: Desporto em Viana)
Nos dois últimos minutos de jogo, Leonardo defendeu novo livre direto (ver vídeo) e Didi, quando a Juventude dava tudo por tudo, fez falta merecedora de cartão azul, na perspetiva da dupla de arbitragem. Do livre direto resultou o segundo golo do HC Braga, desvanecendo-se as hipóteses da Juventude pontuar na cidade dos Arcebispos. No final da partida, Pedro Sampaio era um homem descontente mas convicto que irá conseguir que a equipa da princesa do Lima "permaneça na I Divisão".

 

Classificação
José Domingos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.