Foto: Clauso Neves (FP Esgrima) |
O russo, Regini, arrefeceu por completo a vontade de Gael para ir mais longe no campeonato do mundo de esgrima. O encontro decisivo aconteceu ontem [13 de outubro] mas, apesar desta derrota, Gael Santos alcançou a 46.ª posição na competição individual. Ainda assim, o atleta vianense conquistou cinco desejados pontos no ranking mundial, essenciais para lutar pelo apuramento olímpico; readquiriu o estatuto de atleta de alto rendimento, o que o posiciona entre os melhores atletas portugueses, de nível A, e conseguiu o melhor resultado de sempre em Mundiais de Seniores.
O atleta da Escola Desportiva de Viana (ED Viana) demonstrou que não foi à competição para ver os outros jogar. Na fase de eliminação direta, Regini, o número 23 do mundo, não foi rei desde o primeiro assalto porque, inclusivamente, Santos manteve o equilíbrio até aos 9 toques. Contudo, os números nus e crus finais mostram que o atleta da ED Viana acabou por perder por uma margem de 4 pontos (11-15), frente a um atleta que vem de um “país com muitas condições económicas e com grandes campeonatos, ao contrário do nosso”, afirmou Gael. Por isso, Gael explica a derrota no fato de o russo ter o “treinador no fundo da pista, ter havido uma mudança tática de Regini e também na falta de frescura na recta final”. O esgrimista estava muito bem lançado, apesar de não contar com treinador durante a prova. “Fiz um provão”, apontou.
A missão de Gael, que disputou o quadro 64, terminou com um balanço positivo onde o 46.º lugar, em 177 possíveis, o que enche de ânimo. Por isso, o atleta confidenciou em exclusivo ao Desporto em Viana que a partir de agora tem “o objetivo de aumentar o nível da minha [sua] esgrima, que foi demonstrado com este resultado”.
Agora é altura de treinar até janeiro, momento em que começa a época internacional, para disputar as taças do mundo e o apuramento olímpico. Pelo meio, para não perder o ritmo competitivo e as sensações, Gael vai participar numa competição nacional e, no princípio de dezembro, num torneio internacional de habituação, em Londres.
Marisa Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.