Velha aspiração das instituições vianenses ligadas aos desportos aquáticos, esta terça feira, 29 de agosto, foi dado o decisivo passo rumo à ambicionada criação dos postos náuticos de Canoagem, Remo e Vela. No âmbito do projeto Centro de Mar, a Câmara Municipal vianense assinou o referido protocolo com os clubes Náutico, A.R.C.O, Darque Kayak Clube e Clube de Vela de Viana do Castelo.
Com um orçamento base de 1,9 milhões de euros, as novas instalações ao serviço do Clube de Vela, do qual constam valências como ginásio, zona de apoio, salas de formação e ainda o arranjo de toda a área envolvente, serão sediadas no Campo d'Agonia.
O equipamento destinado à Canoagem, estando previsto um investimento na ordem de 1,5 milhões de euros, situar-se-á em Darque, com a construção de três novos pavilhões.
No Remo, onde serão investidos mais de 1,7 milhões de euros na requalificação e ampliação da antiga “Fábrica das Boinas”, junto ao Parque da Cidade, nascerá o denominado Posto Náutico de Remo. O projeto de execução integra a construção de pavilhões para o equipamento de remo, áreas administrativas e balneários, e ainda uma sala de exposição dos destacáveis troféus dos clubes.
Pela voz de José Maria Costa, presidente do município vianense, o investimento total na ordem dos sete milhões de euros visa permitir o fomento da prática desportiva náutica na Princesa do Lima. As novas instalações e equipamentos, que deverão ser concluídos até ao final de 2012, serão ainda cedidos aos clubes abrangidos por um período inicialmente acordado de 20 anos.
De acordo com o referido no protocolo assinado pelas partes, os clubes devem, entre outros propósitos, organizar, até 2020, um conjunto de provas náuticas de âmbito nacional e internacional.
Pedro Borlido
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.