A 73.ª Volta a Portugal será a mais extensa dos últimos anos, com 1 627 quilómetros. Depois de, em 2010, a Princesa do Lima ter assistido a uma chegada emocionante, é a vez de dar a partida para uma das etapas mais difíceis da Volta: a Senhora da Graça.
A aposta na montanha é evidente, sendo a prova mais direccionada para os trepadores, mas Joaquim Gomes, diretor da Volta, afirma que “o vencedor terá que ser alguém muito completo”.
A primeira pedalada é dada, como habitual, em contra relógio. Em Fafe, apenas quatro quilómetros vão servir para atribuir a primeira liderança. A 1.ª etapa começa na estreante Trofa e termina em Oliveira do Bairro após 187,7 quilómetros. A 2.ª etapa traz o primeiro Prémio de Montanha de 2.ª Categoria, na ligação entre Oliveira de Azeméis e Santo Tirso (182,2 kms).
O 3º dia começa em Viana do Castelo e termina a cerca de 900 quilómetros de altitude. A mítica Senhora da Graça é uma etapa difícil, ainda que só tenha 151 quilómetros, e promete começar a desenhar a verdadeira luta pela camisola amarela. A 4.ª etapa percorre 182,3 quilómetros entre Lamego e Gouveia. De Oliveira do Hospital parte a etapa mais curta da Volta, com apenas 150,3 quilómetros, que acaba em Viseu. Após vários dias a correr em terrenos íngremes, 10 de Agosto é sinónimo de paragem para a caravana da Volta.
Depois do descanso, segue-se a etapa mais longa da Volta. De Aveiro a Castelo Branco vão ser percorridos 215,9 quilómetros. A cidade do Sabugal, também estreante, dá o sinal de partida para um contra-relógio de 35,5 quilómetros que termina na Guarda. A 8ª etapa vai abraçar a Rainha da Volta. A caravana parte de Seia para percorrer 182,8 quilómetros até à chegada gloriosa à Torre. A 9ª etapa começa na Covilhã e termina em Seia, cidade que há 35 anos não assiste a uma chegada de grande competição. A derradeira Camisola Amarela será entregue em Lisboa após 152,6 quilómetros que começam em Sintra.
A 73.ª Volta a Portugal promete “espalhar a paixão pelas estradas onde passa”.
Fabíola Maciel
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.