O trono do Basquetebol vianense de formação pintou-se de amarelo e preto em todos os escalões. As várias equipas da Escola Desportiva de Viana (EDV) sagraram-se campeãs distritais. Na auto-estrada nacional, um par de conjuntos auri-negros merece nota de destaque. Os expoentes máximos de um ano dourado para a EDV são as equipas femininas de sub14 e sub19.
A equipa de iniciados femininos da EDV alcançou um lugar entre a elite lusa. As vianenses venceram a fase regular do campeonato distrital, perdendo apenas um dos cinco encontros realizados. Na final, a ED Limiana perdeu as duas partidas. A aventura no Torneio Nacional levou a EDV a uma inédita presença na segunda fase da prova. Depois de um segundo lugar, na primeira fase, o sexto lugar na fase seguinte não apaga o brilhantismo da campanha. Na Taça do Minho, um ponto separou EDV do triunfo final da prova. O Vitória de Guimarães ergue o troféu depois de vencer (47-46) a EDV, que havia eliminado o Sporting de Braga.
Outra das distinções do ano vai para a equipa feminina de sub19 da EDV. Depois de um quinto lugar no campeonato Inter-Regional, entre Viana e Vila Real. Com a ED Limiana a abdicar da sua participação na Taça Nacional, as auri-negras arrecadaram um título inédito. As vianenses alcançaram um segundo lugar na fase zona da Taça Nacional que empurrou a turma de Viana para um play-off em que se discutiu a derradeira vaga para a final four da prova. O Farense garantiu esse bilhete, mas não arranhou o mérito auri-negro.
Contudo, não são só as senhoras da EDV que merecem os galardões de honra. A formação masculina de sub18 teve um percurso imaculado até ao trono vianense. 11 triunfos consecutivos abateram toda a concorrência, com destaque para a EDl, vencida na final da prova. Na Taça Nacional, um início tímido ensombrou uma campanha positiva que culminou com um terceiro lugar, com os vianenses a aspirarem a voos mais altos e às derradeiras rondas da competição.
Sofrida acabou por ser a participação do esquadrão masculino de sub16 da EDV no campeonato nacional. O campeonato distrital teve um único sério opositor: Caminha Jovem. As duas equipas chegaram ao último jogo da competição, sem qualquer derrota. No entanto, a vitória sorriu à EDV. O sétimo lugar na prova maior do calendário nacional indicia uma caminhada cheia de percalços. Não muito diferente acabou por ser o percurso do Caminha Jovem, na Taça Nacional, alcançando o sexto lugar na sua zona norte. O Vitória de Guimarães conquistou a Taça do Minho, relegando o Monção Basket para a segunda posição. Destaque para o quarto lugar da ED Limiana, sem esquecer que CB Viana, Limianos e Santa Marta fecharam a classificação.
Na vertente feminina, de cadetes, a EDV voltou a arrecadar o título, com oito vitórias sem mácula, deixando para segundo plano a ED Limiana e BC Coura. O quinto lugar na Taça Nacional acaba por ser algo dececionante de uma equipa que chegou a evidenciar potencialidade para esgrimir-se por lugares mais ambiciosos. Na Taça do Minho, os Leões das Enguardias ofuscaram o terceiro lugar do Monção Basket, à frente de Limianos e BC Coura.
Uma das grandes deceções do ano foi o conjunto masculino de sub14. O título vianense ficou a 12 vitórias de distâncias. O CB Viana assenhorou-se no segundo lugar, garantindo, igualmente, bilhete para o Torneio Nacional. No entanto, as equipas vianenses não mostraram o saber necessário para a valsa nacional. O CB Viana perdeu todas as dez partidas realizadas, enquanto a EDV venceu três partidas, duas delas sobre o “vizinho” CB Viana. Registo ainda para o quarto lugar auri-negro no grupo C da segunda fase do Torneio Inter-Associações, com uma única vitória em seis jogos. Fica ainda na retina a conquista da Taça do Minho por parte do Limianos.
No escalão infantil, a EDV somou mais dois campeonatos. Os meninos auri-negros vergaram toda a concorrência, relegando para o segundo lugar o Santa Marta. Em femininos, a nau amarela e negra pode ter perdido a sua invencibilidade, porém deixou bem claro a sua superioridade. Noutra vertente, entre os graúdos fica a descida de divisão do BC Valença, vencendo apenas 4 jogos dos 22 realizados. Um escalão abaixo, a ED Limiana e Limianos ficaram a meio da tabela da zona inter-regional da CNB 2. Longe do trio cimeiro, as duas equipas limianas foram, de longe, muito superiores aos demais adversários.
João Santos
OS Sub-14 Masculinos ficaram em 2º lugar na 2ª fase do Inter-Associações... Que erro!!!
ResponderEliminarE tiveram 2 vitórias. Não foi uma
ResponderEliminar