quinta-feira, 2 de junho de 2011

Andebol: Agente verde com ordem para matar para evitar sentença de morte

Este sábado [20 horas], no pavilhão Municipal David Freitas, o Afifense jogará o seu futuro na III divisão. Na derradeira jornada, da fase de apuramento da prova, o emblema verde e branco recebe o CD Feirense, adversário direto na luta pela manutenção. E as contas são bem simples de fazer: a equipa de Luís Cunha está obrigada a vencer para sair da zona vermelha da classificação.

É uma espécie de vencer ou morrer para o Afifense. O conjunto de Afife não tem margem de erro na despedida da III divisão. Um empate ou uma derrota na partida de sábado, atiram o Afifense para o escalão inferior. No entanto, a turma vianense nunca será última classificada, mesmo em caso de um resultado negativo, já que dispõe de vantagem direta no confronto com o Madalenense, tendo ainda dois pontos à maior.

Para Luís Cunha, este é “um adversário que está ao alcance do Afifense”, no entanto, o técnico verde e branco adverte que “nem tudo depende de nós”. Todavia, a confiança é um sentimento que baila na mente afifense, expressa pela voz do seu líder. “Acreditamos que vamos conseguir a manutenção. Nem coloco outro cenário em hipótese”, concluiu.

As duas equipas chegam a este “beco”, tendo do seu lado a hipótese de terem na sua mão a possibilidade de fuga. Por caminhos distintos, mas certo é que Afifense e Feirense somaram 10 pontos nesta fase de Apuramento. O conjunto de Santa Maria da Feira somou duas vitórias (Leça e Madalenses) e quatro derrotas (FC Gaia, Arsenal Canelas, Monte e Fermentões), enquanto o Afifense venceu o FC Gaia, empatou duas partidas (Madalenense e Fermentões) e averbou três derrotas (Leça, Arsenal Canelas e Monte).

Na primeira fase, as duas formações encontraram-se na abertura de cada uma das voltas da prova. Em Afife, no arranque do campeonato, o Afifense derrotou (23-20) um Feirense que fazia um a sua estreia na III divisão e que haveria de devolver a graça em casa (21-31). Em termos globais, pode-se dizer que o Afifense marca mais golos que o seu opositor, sofrendo, igualmente, mais golos.

O Municipal David Freitas tem por tradição ser uma verdadeira fornalha das esperanças visitantes em vencer. A jogar perante o seu público, o Afifense realizou algumas das melhores exibições da época. No final da primeira fase, havia vencido cinco dos noves jogos aí realizados, onde apenas havia perdido em duas ocasiões. Nesta fase de Apuramento, os verde e brancos ainda não venceram, tendo perdido com o Arsenal Canelas e empatado com o Fermentões. Por seu turno, o Feirense somente conquistou os três pontos, fora de portas, em três das 11 vezes que jogou como visitante.

O favoritismo pende para um equilíbrio absoluto. O Afifense precisa de estar ao seu melhor nível para vencer e se manter na III divisão. Depois de chegar a sonhar com a subida, o Afifense terá de trabalhar muito para se manter, jogando a seu favor o fato de depender apenas de si. Com certeza, o povo de Afife não faltará à chamada empurrando a sua equipa para um êxito que o Desporto vianense necessita.

João Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.