sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hóquei: Ordem para matar no paraíso madeirense


A missão laranja na Madeira é simples: obrigatório vencer! Na antepenúltima jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, a Juventude de Viana desloca-se à ilha da Madeira, para defrontar o Porto Santo SAD. Com a corda totalmente colocada à volta da garganta, a equipa de Didi tem de vencer para adiar a decisão da manutenção para a última jornada. A turma laranja tem de recuperar um atraso pontual de quatro pontos, quando só há apenas seis em disputa. 

O pecúlio laranja extra-muros tem sido o tendão de Aquiles de uma formação vianense que já demonstrou argumentos válidos para se manter no principal escalão da modalidade. Uma única vitória (em Ponte de Lima) em 14 jogos realizados não abona em favor da causa laranja. As igualdades conquistadas nos ringues da Física, Valongo e Cascais não apagam as derrotas (que poderão sair caras) nos campos de adversários diretos como HC Cambra, Gulpilhares ou SC Tomar, num total de 11 derrotas como visitantes. 

Por curiosidade, a Juventude de Viana fechou a primeira volta com 16 pontos, dois pontos e dois lugares acima da linha de água. Se olharmos somente ao percurso nesta segunda volta, a Juventude de Viana volta a conseguir um lugar fora da zona vermelha, com 12 pontos, fruto de quatro vitórias. Então como se explica que o esquadrão laranja esteja na zona vermelha? A resposta está nos encontros com os adversários directos. Os vianenses têm tropeçado em pavilhões proibitivos, redimindo-se, no entanto, nas recentes partidas de Monserrate. 

Na sua “mansão”, o Porto Santo conquistou 23 dos 32 pontos contabilizados. Apesar da vitória na última ronda, os madeirenses estiveram nove jornadas sem vencer, tendo empatado em três ocasiões. Em Monserrate, a Juventude venceu por uma bola a zero. A partir das 18 horas deste sábado, os pupilos de Didi terão a palavra para dizer de sua justiça. Uma derrota atira os vianenses, em definitivo para a segunda divisão. Um empate poderá deixar tudo em aberto para a última ronda, mas dependerá do desfecho do jogo do Cascais (na recepção ao Candelária), única equipa, do leque de adversários directos, com quem a Juventude tem vantagem no confronto directo. 

Recorde-se que com a derrota na casa do Candelária, a meia da semana passada, em jogo da 28ª jornada, o SC Tomar desceu à II divisão, juntando-se a HA Cambra e Limianos. A turma limiana desloca-se a Valongo, a partir das 17 horas, num jogo que poderá confirmar a permanência do Valongo. Com tudo decidido na II divisão, no que a permanências e subidas diz respeito, o Seixas viaja até ao ringue do CA Feira, este Sábado pelas 18 horas.

João Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.