Chegou o momento! A jornada 28 do Nacional de Hóquei em Patins será crucial para as aspirações da Juventude que se desloca ao reduto do Gulpilhares, sábado pelas 18 horas. Um ponto separa os dois conjuntos. A formação laranja poderá saltar, em caso de vitória, para fora da zona vermelha. É imperioso pontuar, contudo um triunfo em Gaia daria nova golfada de ar fresco numa Juventude que surge nesta fase da época transfigurada.
Os pupilos de Didi atravessam um grande momento de forma que nem a derrota no reino do Dragão conseguiu abalar, na última excursão laranja. As vitórias sobre Cascais e Cambra e o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal são a faceta visível do bom momento vianense. Todavia, o Gupilhares não será um adversário qualquer. Sem esquecer o recital de bem contra-atacar que ofereceu em Monserrate, onde ganhou 2-6, recorde-se que os gaienses além de perderem com o “big four” nacional, cederam diante do Valongo, empatando com Porto Santo e HC Braga.
À semelhança da Juventude, é no seu castelo que o Gulpilhares tem a sua mina pontual, tendo conquistado 20 dos seus 29 pontos. O emblema de Vila Nova de Gaia é um dos grandes viveiros de hoquistas nacionais, tradicionalmente apresentado equipas jovens e com muita qualidade. O esquadrão às ordens de Didi não tem dos melhores registos como visitante, fazendo antever vida difícil para uma laranja que tem uma oportunidade de ouro para cair de vez de uma laranjeira incómoda.
No entanto, as estatísticas não mentem e este Gulpilhares está em quebra. A vitória sobre o Limianos evitou o pleno de derrotas nas últimas seis jornadas. Um fator que a Juventude pode, e deve, explanar. Numa espécie de finalíssima na luta pela manutenção ninguém desejará terreno face aos adversários diretos. Em Cambra, o Hóquei local e o Porto Santo medirão forças numa partida que interessa, e muito, à Juventude.
À mesma hora, em Ponte de Lima, o Limianos continua a sua crucifixação na receção à Oliveirense. Com as hipóteses de fuga ao último lugar nas ruas da amargura, sem alternativa à descida de divisão, a turma de Pedro Mendes joga a sua honra frente à equipa de Tó Neves, fora da discussão do título.
Na segunda divisão, zona norte, a 28ª jornada também pode ajudar o Seixas a garantir a manutenção, em caso de triunfo sobre o Penafiel. Os caminhenses jogam em casa, este sábado pelas 21 horas, e ainda se recordam da derrota da primeira volta. Com os penafidelenses já despromovidos, uma vitória poderá ser suficiente para fazer a festa da manutenção, uma vez que o Lavra, primeira equipa abaixo da linha de água, visita o reduto do Infante de Sagres, que luta pelo primeiro lugar, A formação do Lavra tem menos três pontos que o Seixas e mais um jogo realizados, ficando a faltar apenas disputar uma partida, após esta ronda.
João Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.