Está consumada a descida à II divisão da Juventude de Viana. Na visita à ilha dourada, a derrota (5-6) no reduto do Porto Santo SAD confirmou o cenário negro para o futuro dos vianenses. Claramente, este não foi o dia da Juventude que se viu privada de Luís Filipe e Centeno, desperdiçando inúmeras oportunidades numa partida onde a eficácia madeirense fez a diferença. Registe-se a forma honrada como a equipa de Didi lutou até ao derradeiro suspiro.
Uma entrada para esquecer deu o mote para uma noite trágica. As ausências, por lesão, de Luís Filipe e André Centeno no cinco inicial laranja deixaram todos apreensivos. A ansiedade traiu os jogadores vianenses que se viram desde logo a jogar com menos um elemento, devido a um cartão azul a Didi. Durante dois minutos, a Juventude aguentou-se sem sofrer golos, dando mostras que queria manter-se na corrida pela permanência.
O jogo “do gato e do rato” pela liderança do marcador começou bem cedo. Aos cinco minutos, Márcio Fonseca abriu o marcador, com pronta resposta de Diogo Fernandes. De novo, Márcio Fonseca voltou a adiantar os insulares, com Johe a igualar, pouco depois. O Porto Santo acusou a reação laranja, cometendo seis faltas nos dez minutos iniciais, período no qual a Juventude cometeu apenas uma falta.
Estranhamente, o Viana desapareceu do ringue na reta final da primeira parte. Joel Coelho e Ricardo Antunes aproveitaram o desnorte vianense para dar maior conforto aos locais, ao intervalo. Em desvantagem por dois golos, a Juventude entrou melhor na segunda parte, falhando no capítulo do remate. Na conversão de um livre direto, Didi encurtou a desvantagem, mas Márcio Fonseca voltou a fazer os madeirenses descolarem no marcador.
A Juventude tem o mérito de nunca se render, com Zé Pedro a marcar, acalentando esperanças que Paulo Monteiro, quase asfixiou, na conversão de um livre direto. Quase, porque Didi, de imediato, voltou a deixar tudo em aberto, reduzindo para um golo a vantagem madeirense. Perto do fim, Zé Pedro caiu na área do Porto Santo, num lance que mereceu protestos vianenses. No final, o desalento apoderou-se dos atletas laranjas que realizaram, uma vez mais, uma grande exibição, pecando na hora de visar as redes de Arellano.
Depois de dois segundo lugares, e algumas temporadas depois, a Juventude regressa à II divisão, acompanhando assim o Limianos. Em Valongo, a turma de Ponte de Lima perdeu (3-9). Fininho ainda inaugurou o marcador, colocando a equipa de Pedro Mendes a vencer. Miguel Fernandes igualou a dois golos perto do intervalo, mas ainda haveria tempo para o Valongo avançar para a goleada, antes do descanso. Na reta final do encontro, Hélder Martins reduziu a desvantagem roxa e amarela, na conversão de um livre direto.
Assim, na próxima temporada, a zona norte da II divisão terá equipas de Viana do Castelo. Em jogo da 29ª jornada da prova, com a manutenção já assegurada, o Seixas perdeu (8-9) em Santa Maria da Feira. Na viagem ao reduto do CA Feira, numa partida de loucos, os caminhenses realizaram uma boa exibição, com Nuno Branco em evidência ao marcar quatro golos. Hugo Branco e Eduardo Fernandes dividiram os restantes golos dos vianenses.
Classificação
Classificação
João Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.