A missão não era simples mas o Voleibol Clube de Viana (VCV) cumpriu-a na perfeição: o VCV está qualificado para a poule de subida, tendo garantido desde já a manutenção. No epílogo da fase regular da divisão A2, os vianenses ainda apanharam um susto, porém venceram (3-1) o Fiães, beneficiando do triunfo somente na negra do CV Oeiras na receção à Académica. Os pupilos de Julião Basto continuam a escrever uma grande epopeia ímpar na história da modalidade em Viana do Castelo, obtendo desde já a melhor classificação de sempre.
As coordenadas para a receção ao Fiães eram demasiado simples, passando por vencer e esperar um tropeção dos adversários diretos. O CF Aliança não foi em cantigas, vencendo (3-0) a Académica de S. Mamede. O mesmo não aconteceu em Oeiras, onde o CV local teve enormes dificuldades para bater (3-2) uma aguerrida turma de Coimbra.
Quanto ao encontro de Santa Maria Maior, o VCV partia como favorito, algo que comprovou no set de entrada, vencendo de forma clara por 25-13. Uma mescla de relaxamento, com as facilidades sentidas no parcial inicial, com alguma ansiedade, levou o VCV a cometer mais erros no segundo set que se traduziu numa derrota por 23-25. Perante o lanterna vermelha, o VCV reagiu com classe fechando as contas da partida, triunfando por 25-18 nos sets seguintes.
Com esta vitória, a 12ª em 22 jornadas cumpridas, o VCV garantiu a sexta posição e a última vaga para discutir a subida de divisão, ficando, desde já, a salvo da guerra pela manutenção. A vitória no campeonato não passa pelo horizonte vianense, contudo não custa sonhar. O objetivo da época está conseguido, novamente de forma, desnecessariamente, sofrível, mas com todo o mérito.
João Santos
Classificação
Camadas Jovens
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.