Foi preciso esperar pela estreia na Taça de Portugal para que a Juventude de Viana conquistasse o primeiro triunfo, oficial, como visitante na presente época. Em Turquel, a armada laranja ainda apanhou um valente susto, contudo os pupilos de Didi operaram a “remontada”, garantindo o bilhete para os oitavos-de-final com uma vitória por 4-2. Luís Filipe e Hugo Costa foram os obreiros da primeira derrota caseira do opositor laranja. Espera-se que este resultado seja catarse de uma Juventude que precisa de mais resultados como estes, no campeonato.
A Juventude de Viana apresentou-se em Turquel sem qualquer vitória conquistada na condição de visitante, perante um adversário que nunca havia sido derrotado no seu ringue. Pareciam estar reunidos os condimentos para mais um cenário negro para o conjunto laranja. Luís Filipe tratou de mostrar o contrário, ao inaugurar o marcador, aos 8 minutos. O pior veio depois, quando em menos de um minuto, Paulo Passos e Vasco Luís colocaram a equipa da II divisão na liderança do marcador. Os vianenses tremeram, serenando somente com o golo do empate, por Hugo Costa, em cima do descanso.
A segunda parte cresceu de intensidade e emotividade. Luís Filipe voltou a adiantar a turma laranja no marcador. Ciente da necessidade de fazer algo mais, o Turquel partiu em busca do prejuízo. A tranquilidade para a Juventude chegou em pleno derradeiro minuto, quando Hugo Costa dobrou a vantagem laranja, encerrando a discussão da eliminatória. Um triunfo justo da Juventude que poderá ser o tónico que falta a uma Juventude carenciada de pontos no campeonato.
Limianos esteve tão perto de quebrar o mito
O Municipal de Ponte de Lima quase assistiu a um autêntico milagre. O Limianos vulgarizou um FC Porto lento e amorfo que, no entanto, conseguiu o apuramento para a ronda seguinte. O triunfo (3-2) azul e branco surgiu apenas com um golo de ouro, em pleno prolongamento, por Filipe Santos. Dentro do tempo regulamentar, Pedro Alves deu vantagem ao conjunto roxo e amarelo, contudo Reinaldo Ventura e Pedro Gil operaram a reviravolta. Perto do final da partida, Rui André Gomes atirou a decisão para o tempo extra, onde os campeões nacionais mostraram as suas credenciais.
No encerramento da primeira volta dos Campeonatos Nacionais, a turma júnior da Juventude de Viana foi a única a conseguir vencer. Os laranjinhas foram ao ringue da Nortecoope triunfar (6-4), somando a sua segunda vitória consecutiva que leva os vianenses até ao quarto lugar. Menos sorte, tiveram os juvenis da EDV que foram goleados (7-3) em Valongo, afundando-se no último lugar, com apenas um ponto.
A situação do conjunto de infantis da EDV era ligeiramente diferente. Em Barcelos, os auri-negros jogaram uma cartada decisiva num hipotético apuramento para a fase final da prova. Os vianenses não foram bem sucedidos, perdendo (2-3) no reduto do líder, a AD Barcelos/Campo. Os pequenos auri-negros seguem no terceiro posto, com sete pontos, a cinco pontos do segundo lugar que dará acesso à discussão do título nacional.
João Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.