Em termos práticos, deixando as possibilidades matemáticas de parte, os conjuntos do Santa Luzia e Afifense, respetivamente, primeiro e segundo classificados do campeonato de futsal da AFVC, são os principais candidatos a vencer a competitiva tirada da luta pelo título. Os três pontos que as separam são a garantia de que, este sábado, a disputa da 22ª jornada será encarada por ambas as formações como se de mais uma final se tratasse.
O líder da competição é uma das últimas equipas a entrar em campo. Na visita ao reduto do lanterna vermelha Lavradas, o Municipal de Ponte da Barca [21 horas], a turma santa-luziense entrará no retângulo de jogo capacitada de que um triunfo no terreno do último classificado a colocará, grosso modo, a três vitórias do ambicionado objetivo da conquista da prova. Os homens de Monserrate costumam levar a melhor, com uma ou outra exceção, perante os conjuntos da base classificativa. Depois de na ronda anterior, terem vencido (6-2), fora de portas, o Alvarães, os santa-luzienses querem somar três importantes pontos, face a um adversário que, contudo, deverá ser levado muito a sério, sob pena de operar uma surpresa. Os visitantes são naturalmente favoritos, apoiados no seu assinalável poder de fogo, contra uma das equipas mais batidas do campeonato, com 107 tentos concedidos, mais um do que os golos marcados pelos forasteiros.
A cinco encontros do término da competição, a desvantagem de três pontos para a caravana da liderança confere à formação do Afifense a inabalável convicção de que a tomada do ceptro distrital é uma possibilidade totalmente em aberto. Cientes de que será imperativo lograr todos os pontos em discussão, sob pena de adensarem perigosamente a distância para o líder auri-negro, os afifenses regressam a casa, ao Municipal David Freitas [18 horas], determinados em justificar o estatuto de favoritos. Na receção ao Fontão, décimo classificado, os locais deverão contudo estar atentos, face a um opositor cujos registos poderão não condizer, em parte, com o seu real valor. Até porque, recorde-se, na ronda anterior, os fontanenses empataram (3-3), fora de portas, ante o Cidadelhe, um dos candidatos ao título que, face a essa igualdade, poderá ter comprometido, em definitivo, as suas aspirações.
A matemática diz que sim. Contudo, a eficácia e desempenho dos mais diretos opositores, Santa Luzia e Afifense, aponta, até ver, em sentido contrário. Ou seja, após três jornadas de desenlace marcadamente negativo, os homens do Cidadelhe afastaram-se em demasia dos rivais, pelo que o ambicionado objetivo do título parece irremediavelmente perdido. No entanto, enquanto for possível, a turma do Cidadelhe promete continuar a lutar, dando início ao mote já este sábado [19 horas], na receção ao Caminha. O Gimnodesportivo de Entre Ambos-os-Rios é o palco da partida do tudo ou nada para os locais, a sete e quatro pontos de Santa Luzia e Afifense, respetivamente. Do outro lado, estará uma equipa com a moral em alta, muito por culpa da goleada (11-5) imposta no passado sábado, ante o Cerveira Futsal. Este último aspeto, aliado ao fato da vontade em aproximar-se do Anha, oitavo classificado, promete um bom espetáculo de futsal, onde são os visitados quem mais terão a perder.
Em situação semelhante à do Cidadelhe, agravada em um ponto, levando em consideração que a distância para o líder Santa Luzia se cifra nos nove pontos, encontra-se o conjunto do Ponte da Barca. O triunfo caseiro (3-2) pela margem mínima, obtido na jornada anterior, ante o lanterna vermelha Lavradas, é mais uma mostra de que os barquenses, ainda assim uma equipa a ter em conta, estão longe do fulgor físico e eficácia de outros tempos. Este sábado [18 horas], na deslocação ao terreno do Cais Novo, o pavilhão da EB 2,3 de Monte da Ola, a formação da Barca quererá lograr a vitória, de forma a dar continuidade, pelo menos, à pressão mais assertiva que vem exercendo sobre o terceiro colocado, Cidadelhe. Contudo, do lado da barricada local, apresentar-se-á uma equipa darquense cujos últimos resultados a afastaram, em termos da diferença pontual, do fundo da base classificativa. Colocado no 12º lugar, o Cais Novo enfrentará este encontro ciente de que uma vitória será fundamental pela permanência na corrida aos lugares mais acima, com Caminha, Fontão e Cerveira à distância de três pontos.
A luta pela quinta posição da prova está agora em lume brando. A vitória (3-2) do Neiva ante o Amigos de Sá, averbada no passado sábado, coloca os de Neiva com uma confortável vantagem de seis pontos sobre os homens de Arcos de Valdevez. Contudo, importa não relaxar sobremaneira, sob pena de deitar por terra todo o trabalho que vem sendo desenvolvido. A jogar uma vez mais em casa, o pavilhão da EB 2,3 S. Julião Freixo [18h30], os locais medirão forças com o penúltimo classificado, o frágil Alvarães. Um encontro onde os visitados são inteiramente favoritos ao triunfo final, face a um adversário de menor valia cuja prestação consumada dá indicações de não ter grande margem de progressão.
Ainda que a discussão pelo quinto posto não esteja terminada, a formação do Amigos de Sá tem agora algo mais preocupante a que deverá dar primordial atenção, a aproximação da turma do ARA, apenas a um ponto de distância, embora com mais um jogo disputado. Determinado em exorcizar os fantasmas do passado sábado, o conjunto do Amigos de Sá abre as portas do Municipal de Arcos de Valdevez [21 horas], para defrontar um rival de Vila Nova de Anha igualmente apostado em escalar mais uns lugares da tabela classificativa. Perante uma partida entre duas equipas determinadas em voltar a sentir o doce sabor da vitória, o favoritismo deverá ser repartido, esperando-se um embate onde o equilíbrio deverá constituir-se com a nota dominante. Com registos muito idênticos, com mais dois golos sofridos em relação ao número de tentos concedidos, a formação visitante terá de contrariar uma equipa local cuja propensão para marcar ou sofrer golos é superior, o que poderá antecipar um encontro com golos de parte a parte.
A partida entre o ARA e o Cerveira Futsal, relativa a esta ronda competitiva, havia sido antecipada para 19 de Fevereiro, tendo terminado com uma igualdade a três bolas.
Pedro Borlido
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.