O desfecho final da 20ª ronda competitiva correu de feição aos propósitos auri-negros. Seis jornadas separam o conjunto do Santa Luzia do ambicionado título de campeão de futsal da AFVC. Contudo, as formações do Afifense e Cidadelhe, respetivamente segunda e terceira classificadas, têm total legitimidade para não desarmar, numa luta que promete durar até final.
Após uma sequência de semanas onde as equipas do pódio classificativo teimavam em não desfazer entre si a igualdade pontual, as duas últimas jornadas ditaram uma nova distância no topo masculino da AFVC. Com duas vitórias em carteira, logrando na totalidade os seis pontos em disputa, o líder Santa Luzia afastou-se dos dois grandes opositores, Afifense e Cidadelhe. É na condição de líderes destacados que os santa-luzienses visitam, este sábado [16 horas], o reduto do Alvarães, o pavilhão da EB 2,3 de Monte da Ola. Visivelmente favoritos ao triunfo final, moralizados sobremaneira pela importante vitória (5-3) da ronda anterior, na difícil receção ao Ponte da Barca, os comandados de Tony têm pela frente, aparentemente, uma tarefa bem mais acessível. Os números falam por si: O Santa Luzia defrontará uma das equipa mais batidas da prova, com uma centena de golos concedidos. Os locais, penúltimos colocados, com apenas mais um ponto que o lanterna vermelha Lavradas, acumulam uma série prolongada de resultados negativos, cuja goleada (1-5) sofrida no passado sábado, fora de portas, ante o Amigos de Sá, é exemplo disso mesmo.
O pesado e surpreendente desaire caseiro (2-7) averbado no passado sábado, ante a turma do Neiva, custou ao Afifense uma diferença de três pontos para o líder de Monserrate. Numa fase crucial da temporada, onde a margem de erro se estreita ou anula definitivamente a cada nova jornada, os homens de Afife estão cientes de que agora, mais do que nunca, é imperativo somar todos os pontos em jogo. Agendado para as 18 horas, no pavilhão da EB 2,3 de Monte da Ola, os afifenses medirão forças com o Anha, adversário local cuja campanha aguerrida e valia mostram não ser de todo um opositor fácil de contrariar. O empate da última ronda, arrancado (4-4) no reduto do terceiro colocado Cidadelhe, é mais uma prova dos “estragos” de que os homens de Vila Nova de Anha são capazes, num duelo onde será igualmente interessante verificar qual a reação dos visitantes.
Um pouco mais distante, a cinco e dois pontos de Santa Luzia e Afifense, respetivamente primeiro e segundo classificados, o Cidadelhe visita o reduto do Fontão, o Gimnodesportivo local [17 horas], determinado em não conceder uma nova oportunidade de fuga aos mais diretos rivais, fosso que a alongar-se poderá deitar por terra o ambicionado ceptro distrital. Apesar do momento de menor fulgor, os números estão totalmente a favor dos forasteiros, favoritos à vitória, face a um adversário que tem oscilado no meio da tabela classificativa. Depois de no passado sábado ter sido derrotado (4-5) no terreno do Cerveira, desaire que inclusivamente ditou a subida dos cerveirenses à nona posição, com mais um ponto que os homens de Fontão, um novo desaire poderá ditar a queda dos locais para os lugares da base classificativa.
Matematicamente ainda é possível mas, no entanto, quem parece irremediavelmente afastado da luta pelo título é o conjunto do Ponte da Barca, com nove pontos de desvantagem para o líder Santa Luzia. Agora, no regresso a casa, ao Municipal Local [17 horas], os barquenses têm tudo para dar um renovado sentido às possibilidades da ciência dos números, na receção ao lanterna vermelha Lavradas. Um embate à partida sem grande motivo de realce, com os homens da casa a lograrem o estatuto de favoritos quase na sua totalidade. Ainda assim, a história diz-nos que uma equipa ferida no seu orgulho deverá ser sempre levada a sério, não estivesse do outro lado uma turma cujo número de desaires vai já nos 16.
Às 18h30, no pavilhão da EB 2,3 S. Julião Freixo, terá lugar porventura o encontro cabeça de cartaz da 21ª jornada. Frente-a-frente, Neiva e Amigos de Sá, respetivamente quinto e sexto colocados, com três pontos de diferença entre si, num novo braço de ferro que animará um pouco mais a acesa luta pelo quinto posto. Em campo, duas equipas que apesar de próximas, apresentam dados que nos levam a crer que assentam em estratégias e planos de jogo distintos. O Neiva, equipa mais eficaz na hora de defender, trocará argumentos com um Amigos de Sá mais trabalhado no ataque, pelo que em perspetiva está uma partida bastante equilibrada, onde os detalhes poderão marcar decisivamente a diferença.
Uma das boas surpresas do campeonato, o ARA tem somado as desejadas vitórias que o colocam confortavelmente na sétima posição da geral, com 28 pontos, a quatro do sexto colocado Amigos de Sá. Contudo, apesar de estarem separados por nove pontos, o próximo adversário dos caminhenses não será pêra fácil. Este sábado, no Municipal de Caminha [21 horas], os homens da casa recebem o 11º classificado Cais Novo, apostado em dar a superior sequência à “escalada” pela conquista do melhor lugar possível. O equilíbrio deverá ser a nota dominante, num embate apesar de tudo com maior favoritismo para os locais, determinados em aproximar-se, assim a conjuntura de resultados ajude, do rival Amigos de Sá.
O encontro inaugural da ronda competitiva tem lugar às 15 horas, no Municipal de Caminha. O anfitrião local, 12º colocado, recebe a formação do Cerveira, inquilina da nona posição. O objetivo dos homens da casa é bem claro: alcançar a vitória que lhes permita tomar de assalto os lugares mais acima, sendo que o dos cerveirenses é um dos que estará ameaçado, assim seja cumprido o propósito dos visitados. Do outro lado da barricada, encontra-se uma turma cerveirense cujo objetivo passa pelo encurtar da diferença de cinco pontos para o oitavo colocado Anha. Apesar do fator casa, o desaire (2-3) do passado sábado, averbado na visita ao terreno do Cais Novo, poderá condicionar a prestação dos locais, fazendo pender ligeiramente o favoritismo para os visitantes, que na jornada transata suaram para levar de vencido (5-4) o conjunto do Fontão.
Pedro Borlido
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.