As quatro jornadas em disputa até ao término do campeonato de futsal da AFVC prometem embates equilibrados, emoções fortes e decisões ao cair do pano. Os dois principais candidatos ao título, Santa Luzia e Afifense, que na ronda transata sofreram a bom sofrer para garantir os três pontos em jogo, perante adversários teoricamente acessíveis, estão alertados para os perigos que os espreitam até final. Este sábado, no arranque da 23ª ronda competitiva, os protagonistas da liderança, separados por três pontos, encaram mais um encontro de frente como se de uma final se tratasse...não estivesse o ceptro distrital em acesa discussão.
Surpreendentemente, no passado sábado, o conjunto do Santa Luzia esteve perto de deixar escapar três importantes pontos, na visita ao terreno do lanterna vermelha Lavradas. O magro triunfo (4-3), obtido em cima do joelho, não apaga uma exibição menos conseguida, contudo contribuirá para abrir a pestana e aumentar, um pouco mais, os níveis de entrega e concentração para os restantes compromissos. Este sábado, os líderes auri-negros, de regresso ao conforto de sua casa, ao Municipal de Monserrate [18 horas], recebem a formação do Cais Novo, determinados em não conceder qualquer tipo de vantagem ou facilitismo ao seu adversário, sob pena de comprometerem o desejado triunfo. O opositor de Darque, um dos históricos da modalidade, é um velho conhecido, sendo por isso mesmo de esperar um embate equilibrado, embora com maior favoritismo para os homens da casa. Os visitantes, apesar do modesto 12º lugar, deverão ser encarados como uma equipa batalhadora, apostada em roubar pontos ao rival de Monserrate.
À imagem do rival auri-negro, a turma do Afifense passou por vários contratempos no duelo do passado sábado, ante o Fontão. O triunfo final (6-4) não espelha as reais dificuldades dos homens de Afife, que estiveram a perder por 2-4. No entanto, capazes de, por duas vezes, dar a volta ao marcador e ao ânimo, os afifenses enfrentam a nova jornada cientes de que a sua superioridade os poderá ainda levar ao bom porto do título de campeão da AFVC. Na deslocação ao reduto do Caminha [15 horas], os visitantes afifenses levam a lição bem estudada, conhecedores de que só a vitória os manterá no trilho de aproximação à liderança. Do outro lado da barricada, estará uma equipa local, nona classificada, decidida a dificultar as contas forasteiras, logrando uma vitória que lhe permitirá, feitas as contas da jornada, chegar-se ao Anha, oitavo classificado. O Afifense, equipa mais concretizadora da prova, com 132 golos marcados, tem ainda a seu favor, o fato de os visitados se apresentarem como um dos conjuntos mais batidos da competição, com 103 tentos concedidos.
Depois de uma série de três jogos alheada do doce sabor da vitória, a formação do Cidadelhe, última colocada do pódio, virou as costas à crise na receção ao Caminha, encontro que venceu por 7-5. A uma distância de sete pontos do líder Santa Luzia, fruto dos recentes “desperdícios”, os homens do Cidadelhe estão quase obrigados a somar todos os pontos em disputa, única equação possível para quem alimenta ainda o sonho de chegar ao título. Porém, este sábado, desloca-se ao um terreno difícil, o Municipal de Caminha [21 horas], casa do ARA. Os locais estão confortavelmente instalados na sétima posição da tabela classificativa, com 31 pontos, pelo que será de esperar uma partida bastante equilibrada, onde os homens da casa procurarão dar mais uma prova da sua valia, estado que os coloca como uma das equipas sensação da prova.
Com um jogo a menos, recorde-se que o compromisso da 22ª jornada ante o Cais Novo realizar-se-á no próximo dia 31 de Março, o Ponte da Barca recebe, no Municipal Local [17 horas], o Cerveira Futsal com o claro intuito de não deitar, enquanto for matematicamente possível, a toalha ao chão. Sabendo que seria necessária uma conjugação perfeita de resultados, algo que parece improvável, dado a campanha regular das equipas da frente, os barquenses jogam contudo o seu brio. Até porque, tudo indica, o quarto lugar estará praticamente garantido. O opositor de Vila Nova de Cerveira, 11º classificado, com 21 pontos, desloca-se ao terreno “inimigo” com um olhar bem vivo sobre os lugares mais acima, ocupados por Caminha e Fontão, respetivamente, com 22 e 21 pontos. Um duelo onde os locais são claramente favoritos, perante uma equipa agastada que procura recuperar a tranquilidade, consequência da mudança de técnico. Os barquenses têm pela frente uma das defesas mais batidas da competição, com 111 tentos concedidos, os mesmos do lanterna vermelha Lavradas.
Neiva e Amigos de Sá prometem animar a luta pela quinta posição da prova até final. Com uma vantagem de quatro pontos, o quinto colocado Neiva visita o reduto do Anha, o pavilhão da EB 2,3 de Monte da Ola [18 horas], apostado em recuperar do decepcionante empate caseiro (2-2) da ronda anterior, ante o penúltimo classificado Alvarães. Porém, do outro lado, perante os seus seguidores, estará uma equipa de Vila Nova de Anha ferida no seu orgulho, depois de no passado sábado, ter saído derrotada (1-3), na deslocação a Arcos de Valdevez, onde mediu forças com o Amigos de Sá. O oitavo lugar do Anha confere-lhe a tranquilidade necessária para comprometer o objetivo visitante. Os homens do Neiva, melhor posicionados ao triunfo final, têm a seu favor os registos: mais 13 golos marcados, contra menos nove sofridos.
O desempenho do Fontão no terreno do Afifense com certeza não passou despercebida à turma do Amigos de Sá, seu próximo adversário. Com o único propósito de se aproximar do quinto posto, para mais tarde operar o “assalto” em definitivo, os homens de Arcos de Valdevez deslocam-se ao Gimnodesportivo de Fontão [17 horas] sabendo de antemão que nesta altura do campeonato qualquer “distração” poderá deitar tudo a perder. O triunfo (3-1) sobre o Anha reveste-os de moral, face a uma equipa fontanense que esteve muito perto de deitar por terra um dos candidatos ao título. No seu terreno, o conjunto do Fontão promete dar muita luta, sempre com o propósito em mente de subir uns degraus na classificação. Recorde-se que os fontanenses estão longe da campanha da época transata, onde alcançaram o segundo lugar.
No duelo entre últimos classificados, com registos tão idênticos, difícil mesmo é atribuir o favoritismo a alguma das equipas. Este sábado, no pavilhão da EB 2,3 de Monte da Ola [16 horas], o conjunto do Alvarães, penúltimo colocado, com 12 pontos, recebe o lanterna vermelha Lavradas, que soma menos dois pontos. Em caso de vitória local, os homens de Alvarães afastam-se um pouco mais do título que ninguém quer, podendo ainda pressionar o rival logo acima, Cais Novo. Por seu lado, os forasteiros, que recorde-se, na ronda anterior, estiveram perto de surpreender o líder Santa Luzia, farão uso de todas as suas forças para lograr o desejado triunfo que lhes permita entregar de boa vontade a lanterna, “empecilho” que lhes tem pesado há já várias semanas. Tudo a postos para um encontro equilibrado, onde qualquer detalhe poderá ditar o vencedor final. Com as mesmas três vitórias em carteira, os homens da casa somam três empates e 16 desaires, enquanto dos forasteiros apresentam 1 único empate e 18 derrotas.
Pedro Borlido
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.