O título vianense feminino de sub-19 começou a ser decidido este fim-de-semana. As meninas da EDV venceram os dois jogos iniciais deste play-off, diante da ED Limiana. Em teoria, este fato bastaria para entregar o ceptro ao conjunto amarelo e negro, contudo tal não se verifica, uma vez que a turma limiana irá protestar o segundo encontro. Seja como for, a EDV já só pensa na Taça Nacional que se irá disputar no início de Fevereiro.
Apesar do triunfo auri-negro dentro da quadra, a ED Limiana deverá apresentar um protesto na AB Viana do Castelo que, em caso de ser aceite, poderá levar à repetição do encontro número 2 deste play-off. O caso remonta à segunda parte do jogo: Quando a turma de Ponte de Lima tinha dois lances livres a seu favor, a equipa de arbitragem assinalou uma falta técnica à ED Limiana por protestos. Já depois das vianenses terem convertido os dois lances livres, o árbitro decidiu voltar atrás com a sua decisão, recomeçando a partida dando a posse de bola à EDV, retirando dois pontos às auri-negras, e um às limianas, fruto de terem convertido um dos lances livres que dispuseram.
Dois dias antes, a partida 1 realizou-se em Santa Maria Maior, na passada sexta-feira. As edevistas alcançaram um triunfo (55-45) confortável, que em muito se ficou a dever ao início de segunda parte fulgurante. Depois de fechar o primeiro quarto com uma vantagem na casa das dezenas (15-5), assistiu-se à reação limiana que encurtou a desvantagem para quatro pontos ao intervalo. As cabines revelaram-se boas conselheiras para as auri-negras que fugiram no marcador, graças a um parcial de 20-3. Uma defesa individual forte permitiu à EDV parar o ataque limiano. No derradeiro quarto, a EDV limitou-se a gerir o placard.
O encontro de Ponte de Lima, realizado no último domingo, começou de forma diferente, mas acabou com o mesmo desfecho: vitória (57-53) da EDV. As limianas entraram pregando fundo no acelerador, garantindo a supremacia (21-27) ao intervalo. No entanto, a fatura da forte pressão limiana estava no elevado número de faltas que as jogadoras nucleares da ED Limiana tinham. As vianenses acreditaram que seriam possível resolver desde logo a questão do título. Com um último período de grande nível, a EDV deu a volta ao marcador, num jogo que teve incerteza até ao fim.
João Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.