A formação de juniores da EDV revalidou o seu título distrital, após vencer (64-44) a ED Limiana, no jogo dois do play-off final. Após uma primeira parte muito equilibrada, onde os limianos ainda chegaram a sonhar com o terceiro encontro, uma segunda parte muito forte dos edevista (re)conduziu-os a novo título. Os vianenses garantiram o acesso à Taça Nacional da categoria.
Uma grande partida de basquetebol. Apesar da diferença no placard final, a assinalar os 20 pontos, este foi um jogo repleto de emoção e, muitos, nervos, essencialmente, nos três períodos iniciais. Numa partida de grandes decisões, pena foi ter-se escolhido uma infra-estrutura que não garantia as melhores condições ao público que se deslocou ao pavilhão Mestre Luís Braga.
O quarto inicial do encontro foi tremendamente equilibrado. Conscientes de que não tinham margem de erro, o conjunto de Ponte de Lima procurou defender de forma agressiva, com a EDV a pagar na mesma moeda. Com uma taxa de eficácia de lançamento muito baixa, no início do segundo período registava-se uma igualdade a 14 pontos. Perto do intervalo, os amarelos e negros conseguiram cavar um fosso de cinco pontos que mantiveram até ao intervalo (28-23).
A EDV revelou-se sempre mais forte nos ressaltos, sobretudo ofensivos, enquanto a ED Limiana mostrou-se muito eficaz nos contra-ataques. Contudo, o terceiro período acabou por ser decisivo. Os forasteiros estiveram perto de quatro minutos sem marcar, enquanto os locais fizeram uma parcial de dez pontos consecutivos. Sem nada a perder, o conjunto roxo e amarelo ainda encurtou distâncias para a dezena de pontos de diferença à entrada dos últimos dez minutos.
No regresso ao encontro, a EDV puxou dos galões para sentenciar a partida. Defendendo de forma muito agressiva, os auri-negros não só impediram que o adversário fizesse pontos, como fugiram ainda mais no marcador, fechando com chave de ouro algumas boas jogadas. Triunfo justo da melhor equipa que melhor soube controlar os nervos, apesar de nunca ter perdido o norte. Um pouco mais limitada nas soluções de banco, a ED Limiana merecia outro resultado pela boa primeira parte que fez.
João Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.