A 13ª Meia Maratona Manuela Machado não trouxe azar, mas sorte aos atletas. Com o sol a brilhar, as ruas de Viana do Castelo encheram-se de pessoas a correr ou apenas a desfrutar da paisagem. Ao longo dos anos, as edições têm registado um aumento significativo de participantes e, é de salientar que, neste ano, 800 espanhóis participaram na corrida de Manuela Machado.
O primeiro a terminar os vinte quilómetros da Meia Maratona foi o atleta queniano Evans Taieget (01:03:21), seguido de Oleg Kulkov (01:03:24), da Rússia. A medalha de Bronze foi conquistada pelo português Sérgio Silva (01:03:34), do Maia Atlético Clube. À passagem por Cardielos, sensivelmente metade da corrida, Evang Taieget, com 30:07, liderava, seguido de Oleg Kulkov, Vital Shatar e Sérgio Silva.
Na prova feminina, a vitória teve as cores nacionais, com Marisa Barros, do Sport Lisboa Benfica, a terminar o percurso em 1:10:30. O segundo lugar foi ocupado pela atleta russa Elsa Kireeva (01:13:29) e Doroteia Peixoto (01:15:05), da equipa NA Joane, alcançou a terceira posição. À passagem por Cardielos, Marisa Barros já liderava sendo seguida por Elsa Kireeva, Doroteia Peixoto e Hellen Jepkosgei.
A Mini Maratona/Caminhada juntou quase 2500 pessoas, confirmando assim o estatuto de maior prova de atletismo do Minho à Meia Maratona Manuela Machado. O preço simbólico de 1 euro vai ser doado à Liga Portuguesa Contra o Cancro. A “festa popular do atletismo”, assim intitulada por Manuela Machado, trouxe a Viana do Castelo cerca de quatro mil atletas.
Fabíola Maciel
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.