sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Futsal: Quem aquece o frio esquece


Em fim-de-semana onde as baixas temperaturas estarão na ordem do dia, os seniores masculinos abandonam o conforto do lar e “aquecem” para entrarem novamente em campo, na disputa de uma nova jornada do campeonato AFVC de futsal.


Depois do “magro” triunfo (2-1) da jornada transata frente ao conjunto do Anha, o líder do campeonato, Afifense, parte para a nona ronda com o claro objetivo em mente de consumar mais uma vitória, resultado que lhe permitirá manter-se no poleiro da competição, pelo menos por mais uma semana. Às 21 horas de sábado, a formação de Afife desloca-se ao pavilhão gimnodesportivo de Fontão, reduto do nono colocado da geral, com dez pontos, a doze da liderança. Ainda assim, os da casa terão uma palavra a dizer uma vez que, encontrando-se bem colocados no meio da tabela classificativa, poderão fazer a vida negra ao adversário, fazendo uso do fator motivacional de infligir a primeira derrota aos forasteiros de Afife.


Num dos encontros de abertura da ronda competitiva [15 horas], o vice-líder Cidadelhe, em igualdade pontual com o primeiro classificado, Afifense [22 pontos], visita o reduto do Caminha, penúltimo colocado do campeonato AFVC, com quatro pontos somados. No municipal de Vila Praia de Âncora, as duas equipas apresentam-se no retângulo de jogo com sentimentos desportivos bem diferentes. Enquanto o conjunto do Cidadelhe vem de uma folgada e revigorante vitória (8-1) ante o Fontão, os caminhenses perderam (2-3), fora, com o Cerveira Futsal. Numa partida com claro favoritismo para os visitantes, os da casa terão igualmente a oportunidade de socorrer-se do fator motivacional de constituírem-se com a primeira equipa a vencer os vice-líderes.


Fruto da boa resposta do passado sábado, capaz de lidar com um desaire regressando ao bom porto das vitórias, a formação do Ponte da Barca, terceira classificada com 21 pontos, regressa a casa e ao afeto dos seus adeptos. Às 17 horas, no municipal de Ponte da Barca, os locais recebem o conjunto darquense do Cais Novo, lanterna vermelha da prova, com três pontos amealhados. Recorde-se que os darquenses não ultrapassam o melhor dos momentos, vindo de um conjunto de sete desaires consecutivos, isto depois de terem entrado na prova com o pé direito, ou seja, com uma vitória. Numa partida onde o favoritismo parece pender quase na totalidade para os locais, o Cais Novo, um dos históricos vianenses na modalidade anseia pelo grito de revolta que os coloque novamente no rumo exibicional ascendente.


Uma hora depois, o conjunto auri-negro do Santa Luzia abre as portas do municipal de Monserrate para defrontar a turma do Lavradas. De orgulho ferido, depois de na jornada anterior ter perdido a dobrar, uma vez que foi derrotado (1-3), em casa, pelo Alvarães bem como viu a distância para os líderes aumentar novamente, os santa-luzienses, quartos classificados, esperam fazer as pazes com os adeptos, numa partida onde só a vitória interessa. Por seu lado, a palavra de ordem dos visitantes poderá muito bem ser a mesma, tendo em conta que também estes procuram recuperar-se, definitivamente, do desaire caseiro (2-5) ante o Ponte da Barca.


Em nova partida aprazada para as 15 horas de sábado, no municipal de Vila Nova de Cerveira, o quinto classificado ARA Riba de Âncora recebe a equipa vizinha do Cerveira Futsal. O favoritismo deverá ser atribuído ao conjunto da casa, contudo a diferença de cinco pontos, a favor dos locais, não pode servir de única justificação para que os visitantes não tenham uma palavra a dizer em seu proveito, tanto mais que vêm de um saboroso triunfo (3-2) ante o “rival” de Caminha.


Com uma diferença de duas horas, o pavilhão da escola EB 2,3 de Monte da Ola recebe duas partidas da nona jornada. Às 16 horas, a formação do Alvarães mede forças com o conjunto do Neiva Sandiães. Em campo, respetivamente, décimo e oitavo classificados, embora com apenas um ponto a separá-los, pelo que deveremos estar perante um encontro equilibrado onde o resultado favorável poderá cair para qualquer uma das equipas. Contudo, às 18 horas, as emoções do futsal estão de volta a Monte da Ola. No retângulo de jogo, o anfitrião Anha procura levar de vencida a turma do Amigos de Sá, num embate onde a nota de equilíbrio deverá estar novamente em cima da mesa, não estivéssemos perante os sexto e sétimo classificados, respetivamente, embora o conjunto de Vila Nova de Anha disponha de mais dois pontos, totalizando doze. Perante registos defensivos próximos, a maior veia concretizadora dos forasteiros poderá ser um claro sinal de aviso ao “escudo” da casa.


Pedro Borlido



 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.