sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Futsal: Haverá trocas nos lugares cimeiros?

À partida para a sexta jornada do campeonato AFVC, disputada este sábado, as contas do distrital de futsal somam e seguem, deixando desde já na retina possíveis indicações a respeito das equipas que se apresentam melhor colocadas para a discussão dos lugares cimeiros da competição.

O líder invito da prova, o Ponte da Barca, que soma cinco vitórias em outros tantos encontros, recebe a formação do Alvarães, às 17 horas, no Pavilhão Municipal local. Em campo defrontam-se dois conjuntos com momentos de forma bem distintos. Para além do estatuto de invencibilidade, os da casa ostentam ainda um saldo bastante positivo: não sendo a equipa mais concretizadora do certame, onde detém “apenas” 17 remates certeiros, o Ponte da Barca destaca-se como sendo detentor do título de defesa menos batida até então, com oito tentos concedidos. Do lado dos visitantes, atual 10.º classificado da geral, com seis pontos, procura-se um novo triunfo que permita equilibrar as contas e confira um renovado fôlego.

O embate que põe frente-a-frente o Santa Luzia e o ARA Riba de Âncora é outro dos aliciantes da ronda. Com lugar às 18 horas, no Municipal de Monserrate, o retângulo de jogo acolhe, respetivamente, o quinto e sexto colocados da geral. A separa-los, apenas um ponto, com os auri-negros a atingirem a dezena, fruto de três vitórias, um empate e uma derrota. Curioso, os forasteiros acumulam mais doze golos marcados (29), enquanto os da casa detêm um melhor registo defensivo, embora sem grande diferença: 11 contra 13.

No Municipal de Ponte da Barca, às 21 horas, medem forças duas formações com a “corda na garganta”. O Lavradas, sem qualquer ponto amealhado, procura ganhar ânimo, se possível levando de vencida uma turma do Caminha que regista quatro derrotas e um empate, saldo contabilístico que lhe confere um magro ponto na bagagem. Um embate do fundo da tabela que pode significar muito para as futuras pretensões dos conjuntos.

O Anha, quarto classificado a três pontos da liderança, desloca-se ao reduto do último colocado, o Cerveira Futsal, ainda sem qualquer motivo de festejo. Os desaires continuam a integrar bem de perto o dia-a-dia da equipa, pelo que um resultado positivo urge para o lado das hostes cerveirenses. Os da casa, sediados no Pavilhão dos Desportos de Vila Nova de Cerveira, registam o pior cadastro: quatro golos marcados contra 35 sofridos, constituindo-se como a pior defesa da prova.

O vice-líder Afifense, que rapidamente passou da surpresa da estreia na modalidade à confirmação de um adversário a ter seriamente em consideração, tem apenas um espinho cravado no peito, no único empate consentido até então. No Municipal David Freitas, às 17 horas, o melhor ataque de longe da prova (43 golos) abre as portas ao Amigos de Sá.

Duelo de emoções fortes e com traços de rivalidade e tradição bem caraterísticos no futsal vianense, o conjunto do Cais Novo, a três pontos dos visitantes, troca argumentos com os escolhidos do Fontão, procurando o triunfo que permitirá aos darquenses uma aproximação aos lugares do meio da tabela. A partida tem lugar às 18 horas, no Pavilhão da Escola EB 2,3 de Monte da Ola.

O anfitrião Cidadelhe, dono e senhor do último lugar do pódio com os mesmo 13 pontos do segundo, Afifense, defronta a formação do Neiva Sandiães, sétima colocada da geral com nove pontos. Recorde-se que na jornada anterior, os locais triunfaram no reduto do Amigos de Sá pela margem mínima (7-6), enquanto os forasteiros venceram (3-1) o Cerveira Futsal, contribuindo para o agudizar do sufoco cerveirense. A partida deste sábado tem lugar às 19 horas, no Pavilhão Municipal de Ponte da Barca.

Pedro Borlido

1 comentário:

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.