Clássico de fortes tradições, emoções à flor da pele e renovadas esperanças no início de nova temporada, frequentemente disputado nos limites, um embate entre SL Benfica e FC Porto é sempre uma montra de excelência da modalidade. O hoquista Luís Viana, oriundo da Princesa do Lima, apresenta-se como uma das grandes estrelas da formação encarnada para a época desportiva de 2010/2011. A realizar o seu primeiro encontro oficial de águia ao peito, o vianense, antigo jogador da Juventude, foi um dos protagonistas da Supertaça António Livramento, que terminou com a vitória dos encarnados (8-4).
Autor do segundo tento benfiquista, sempre determinado em fazer o gosto ao “stick”, Luís Viana esteve, no entanto, particularmente desafortunado num aspeto em particular: a concretização na marca de grande penalidade. Chamado a converter por três ocasiões, Viana somente foi capaz de desfeitear o guardião portista por uma vez, colocando o SL Benfica na frente do marcador (2-1). No decorrer da segunda parte, em lances quase consecutivos, o internacional português foi perdulário, desperdiçando dois penáltis, numa altura em que se registava uma acesa igualdade a quatro bolas.
No entanto, na recarga a uma "stickada" ao poste de Luís Viana, João Rodrigues abriu caminho à avassaladora montada dos da Luz. O grande artilheiro da partida, autor dos quatro tentos finais, quebrou definitivamente o enguiço encarnado, numa prova que escapava desde 2000/2001.
Ainda assim, o FC Porto, vencedor nos últimos cinco anos, detém largamente a hegemonia na competição, somando 17 triunfos. A alinhar pela turma da Invicta, o ex Juventude Gonçalo Suissas, tido como um dos reforços de peso do plantel azul e branco, passou ao lado do encontro. Com 14 golos apontados, o jovem jogador de 23 anos foi o atleta mais produtivo dos azuis e brancos na pré-época.
Recorde-se que duas das recentes vitórias portistas foram alcançadas em Viana do Castelo, no Pavilhão Municipal de Monserrate, e em Ponte de Lima.
No próximo sábado, 2 de Outubro, Luís Viana regressa a casa, no frente-a-frente entre a atual vice-campeã Juventude e o conjunto lisboeta, partida que marca o início do Nacional de hóquei em patins.
Pedro Borlido
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.