quarta-feira, 28 de julho de 2010

Grande entrevista a Rui Sousa: perfil

Rui Sousa é a grande figura vianense no ciclismo, na actualidade. Com o início da Volta a Portugal à porta, o DEV esteve à conversa com o ciclista. Descubra amanhã e quinta-feira as revelações que Rui Sousa fez a Fabíola Maciel. Hoje, apresenta-se o atleta.


Natural de Barroselas, uma vila de Viana do Castelo, Rui Sousa completou 34 anos a 17 de Julho. A sua vida resume-se a três palavras: família, ciclismo e papagaios. Desde cedo, a tradição columbófila do avô e do pai o incutiram no mundo ornitológico.


Os seus dias seguem uma rotina: às sete horas trata dos cerca de quarenta e cinco casais de papagaios, às dez horas parte para o treino matinal e a tarde é reservada ao descanso.


Com apenas doze anos, Rui Sousa integrou o Núcleo Desportivo de Barroselas. Sete anos mais tarde, pedala para uma equipa mais a Sul de Portugal: a Tróia Marisco-Porta da Ravessa. Este foi o primeiro passo para uma carreira na Maia-Milaneza e na Liberty Seguros. O ciclista já representou cinco vezes a Selecção Nacional e participou na Volta a Espanha, em Paris-Nice e na Suiça.


Em 2003, sofreu uma lesão no joelho que o obrigou a ser operado três vezes. Esta fase é caracterizada como o pior momento que já viveu, uma vez que a ideia de nunca mais poder pedalar parecia ser certa. O ciclista confessa que chegou mesmo a atingir um estado de desespero e que se fechou em casa, porque não conseguia falar com ninguém. Emocionado, o corredor esboça um sorriso ao afirmar que felizmente tudo correu bem.


A vitória da 3ª Etapa da 70ª Volta a Portugal, em 2008, na mítica subida à Torre da Serra da Estrela, foi o ponto alto da carreira. "Foi um misto de lágrimas e alegria num momento inesquecível", recorda o ciclista. Depois de uma época repleta de triunfos, 2009 trouxe uma vitória azeda. O colega de equipa, Nuno Ribeiro, venceu a Volta a Portugal, mas um mês mais tarde foi acusado de doping, sendo-lhe revogado o título. A equipa Liberty Seguros acabou e, actualmente, Rui Sousa representa a Barbot-Siper, onde, recentemente, se sagrou Campeão de Fundo nos Campeonatos Nacionais de Ciclismo.


Fabíola Maciel

1 comentário:

  1. bom dia
    uma pequena correcção a etapa que o rui ganhou na volta não foi a senhora da graça mas sim a da serra da estrela

    ResponderEliminar

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.