À conquista de pontos
O Santa Luzia iniciará o ano de 2010 com uma enorme deslocação. Em partida da 12ª jornada, do Nacional da III Divisão, série A, os auri-negros visitam o reduto do Pioneiros de Bragança. O duelo de últimos está agendado para amanhã, pelas 18 horas
Este pode ser o ponto de viragem da caminhada do Santa Luzia. No reino da lanterna vermelha, os vianenses podem somar a sua segunda vitória na prova, fugindo assim dos lugares perigosos da classificação. Um ponto separa as duas formações. No entanto, há boas notícias para a equipa amarela e negra. O Pioneiros não venceu qualquer partida na condição de visitado, sendo mesmo o pior ataque da competição quando joga no seu terreno.
Aos vianenses só a vitória interessa para poderem discutir, na segunda volta, a permanência nas competições nacionais de futsal. Uma dezena de pontos separa o Santa Luzia da salvação e um triunfo, nesta ronda, poderia trazer um balão de oxigénio para a equipa de Pedro Ferreira dado que os seus rivais directos têm jogos complicados.
O jogo entre Viseu Futsal e Nogueirense foi adiado para 10 de Janeiro.
JS
Taça AFVC – Seniores Masculinos
A uma hora do sonho
Um jogo que vale uma vaga na grande final da Taça da AFVC de futsal. É esse o significado das partidas de domingo para quatro equipas. A tarde de amanhã receberá todas emoções das meias-finais da competição. Em Fontão, os locais recebem o Anha, enquanto o Paço Lima visita o reduto do Neiva. Ponte de Lima será mesmo a capital de todas as atenções da prova.
A meio de Dezembro, Fontão e Anha defrontaram-se para o campeonato, com a vitória a sorrir para os limianos. Agora, haverá novo duelo, mas noutro contexto. Em jogo estará um lugar na decisão da Taça. O saldo de confrontos ainda é favorável aos canarinhos, que somam duas vitórias contra uma da formação de José Luís.
Contudo, o Fontão é a única equipa invicta no futsal vianense. Com um plantel vasto, o emblema de Ponte de Lima tem provado que é não só candidato a vencer o campeonato, assim como um dos favoritos à conquista da Taça. Pela frente, estará o Anha renascido das cinzas, após uma vitória concludente diante dos Amigos de Sá que valeu o passaporte para esta ronda da prova. A bola começará a rolar às 17 horas, num Gimnodesportivo de Fontão que se espera que vá lotar para assistir ao encontro.
Em Freixo, Neiva e Paço Lima irão disputar a outra vaga na final. Um encontro que se perspectiva como empolgante dado o momento actual de ambos os conjuntos. Após um começo de temporada muito atribulado, sobretudo na equipa de Sandiães com diversas reformulações internas, o Neiva já está na sétima posição. E conseguiu a proeza de eliminar o todo poderoso Ambos-os-rios em pleno Municipal da Barca.
No entanto, há que contar com a turma de Dionísio. Apesar de ocupar um dos últimos lugares do campeonato da AFVC de futsal, o Paço Lima vem de um mês de Dezembro onde não conheceu o travo amargo da derrota. Com vários jogadores que experimentam o futsal pela primeira vez, o emblema de Ponte da Barca tudo fará para causar nova sensação. Todavia, o histórico de confrontos dá vantagem ao Neiva, com três vitórias em outras tantas partidas realizadas. A bola começará a girar pelas 18 horas.
JS
Taça AFVC – Seniores Femininos
Haverá tomba gigante que impeça a repetição da final?
À semelhança dos homens, também as senhoras terão direito a preencher a tarde do próximo Domingo com as emoções da Taça AFVC. Castanheira e Soutelense partem como favoritos, para os respectivos encontros. Poderão o Santa Luzia e a ARCAS impedir que a final da corrente época seja uma reedição da final da temporada passada?
Essa é de facto a grande questão dos adeptos do futsal vianense. O actual detentor do troféu, o Castanheira tem dominado por completo a época. O conjunto courense conquistou a liderança da fase de grupos da Taça cedendo apenas uma igualdade, seis partidas. No campeonato, lidera de forma isolado, somando nove pontos em três jornadas. A formação da ARCAS será o derradeiro obstáculo para que o Castanheira atinja a final.
Depois de uma intensa reformulação interna, a equipa dos Arcos de Valdevez alcançou o quarto lugar na primeira fase desta prova. O Municipal de Paredes de Coura será o palco do encontro que está aprazado para as 20 horas. Na corrente temporada, ambos conjuntos já se defrontaram em duas ocasiões, sempre com a vitória a sorrir ao Castanheira.
A história da meia-final entre Soutelense e Santa Luzia será bem diferente. As actuais campeãs distritais não entraram bem na nova temporada. No entanto, arrecadaram o segundo posto na fase de grupos da Taça que lhe vale agora o factor casa. Em ano de estreia nas competições da AFVC, o Santa Luzia tem prometido bastante. O pontapé de saída está marcado para as 17 horas, em Âncora.
Soutelense e Santa Luzia também seguem a par no campeonato. Com apenas dois encontros realizados, ambas as equipas somam apenas três pontos, ocupando o quarto e quinto lugares respectivamente. Por duas vezes, os destinos de Soutelense e Santa Luzia já se cruzaram na presente temporada. No primeiro embate, o duelo saldou-se num empate a um golo, enquanto no segundo o emblema de Freixieiro de Soutelo goleou por seis golos a um. À terceira será de vez, para o Santa Luzia, ou não haverá duas sem três?
JS
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.