segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Fichas e artigos de jogo



De desperdício em desperdício e três pontos a voar

O Nogueirense voltou a sair derrotado na II Divisão Nacional. A jogar perante os seus adeptos, o emblema de Nogueira perdeu diante do Lamas Futsal por quatro bolas a uma. As melhores ocasiões pertenceram à equipa da casa que nunca encontrou o caminho para o golo.


Os pupilos de Godofredo Novo efectuaram um jogo bastante conseguido, se excluirmos o momento de rematar à baliza. Consistentes a defender, os jogadores de Nogueira apenas tremeram na hora de alvejar as redes contrárias. O Lamas foi letal, aproveitando as duas únicas oportunidades que dispôs no primeiro tempo.


A ansiedade foi tomando conta da turma vianenses que passou a evidenciar outra dificuldade: o último passe. Um par de erros no instante de decidir as jogadas, permitiu rápidos contra-ataques contrários que resultaram em golo. O melhor que o Nogueirense conseguiu foi encurtar distâncias, por intermédio de Serginho.


A derrota empurra, ainda mais, o Nogueirense para o último lugar. Com dez jornadas decorridas, os vianenses somam apenas quatro pontos e já vêem a linha de água a nove pontos. A competição irá para cerca de quinze dias, durante a época natalícia, tempo que o Nogueirense deverá aproveitar para reflectir.


JS



Inferno de Monserrate gelado pela eficácia bracarense

O Santa Luzia foi goleado (3-10), em casa, pelo Gualtar em partida da 11ª Jornada da III Divisão Nacional. Frente a um adversário directo, o emblema auri-negro rubricou uma primeira parte de grande qualidade. Dois erros defensivos ofereceram vantagem aos visitantes ao intervalo. O pior chegou no segundo tempo.


Esta é uma derrota difícil de engolir, por parte dos pupilos de Pedro Ferreira. Os vianenses cedo impuseram a sua circulação de bola. Com muita movimentação. Retraído nos últimos metros do terreno, o Gualtar apostou no erro adversário. A estratégia rendeu os seus frutos no final do primeiro tempo, aproveitando dois erros dos locais para fazer dois golos.


Para a etapa complementar, o nervosismo foi um parceiro indesejado do Santa Luzia. A diferença no resultado foi-se avolumando, com os vianenses a não mostrarem argumentos para contrariar o Gultar. Bruno, Alex e Diogo ainda deram um toque amarelo e negro ao marcador, numa tarde em que nem a jogar 5×4 o conjunto da casa conseguiu ter sucesso.


Com este desaire, o oitavo da temporada, o Santa Luzia complicou ainda mais as suas contas nesta série A, do terceiro escalão, ficando a onze pontos da linha de água. Os quatro pontos dos vianenses garantem apenas o penúltimo lugar da classificação.


JS



Fontão eficaz gelou Anha

O jogo entre Fontão e Anha, referente à 12ª jornada do campeonato da AFVC de futsal, era esperado com bastante expectativa. No final das contas a equipa da casa acabou por levar a melhor sobre o Anha vencendo o encontro por 4-1. Se dentro das quatro linhas o jogo ficou marcado pela intensidade, fora delas é de realçar o apoio do público que não se deixou congelar pelo ambiente gélido que pairava no pavilhão de Fontão.


Pouco passava das 17h quando principiou o encontro com a formação do Anha a dar o pontapé de saída. Os primeiros minutos mostraram um Anha que tentava impor-se perante um Fontão que entrou algo intranquilo. Com naturalidade o Anha acabou por marcar o primeiro golo da partida por intermédio de Xona. Passados poucos minutos e mesmo em cima do intervalo o Fontão igualou o marcador com um golo de Filipe. O golo alcançado serviu de tónico já que, na segunda parte, vimos um Fontão mais ambicioso e eficaz. Foi a equipa da casa que iniciou o segundo tempo perante o Anha que tentava a todo custo reagir.


O que é certo é que a equipa de Fontão entrou coesa no segundo tempo conseguindo desfazer o empate alcançado no primeiro. Com pressão bastante cerrada e contra ataque bem organizado a equipa da casa alcançou o segundo golo com o carimbo de Cuco. A equipa de Anha ia em busca do prejuízo replicando os ataques do Fontão, desperdiçando contudo oportunidades de golo. Com a equipa da casa em vantagem pedia-se aos visitantes que invertessem o rumo da maré para conseguir levar de Fontão alguns pontos.


As dificuldades para reagir à vantagem da equipa de Fontão foram aumentando. Os minutos iam passando e a intranquilidade sentida pela equipa da casa nos primeiros momentos tinha-se apoderado dos jogadores do Anha que tinham em mente a marcação de um golo que mantivesse acesa a esperança. Mas tudo se tornou mais complicado aquando do terceiro golo da equipa azul, Fontão, pelo camisola 3, Vasco. Na altura restavam cerca de 7 minutos para terminar a partida, ou seja, o tempo que o Anha dispunha para dar a volta a uma desvantagem de dois golos.


Num jogo muito mexido e com posse de bola bastante repartida o Fontão encerrou com chave de ouro o encontro pois, mesmo em cima do apito final, conseguiu ainda concretizar mais uma jogada ofensiva que resultou no 4 golo assinado por Bruno. Nas bancadas o público fez a festa num resultado que parece um pouco pesado para aquilo que se passou nas 4 linhas durante um jogo bastante disputado.


MR


Imagens do jogo








Cerveira não oferece brinde de Natal

Na despedida do ano de 2009 jogando perante os seus adeptos, o Cerveira Futsal recebeu e venceu o Monção por seis bolas a quatro. Uma partida intensa, onde os locais foram mais felizes e eficazes, arrecadando mais três pontos.

A equipa de José Fernandes conquistou a sua quarta vitória neste campeonato, ascendendo ao oitavo lugar da classificação, agora com 15 pontos. Os golos de Pedro Vieitas, Isidro, João Araújo e Salvador garantiram um triunfo justo de mais um conjunto que ultrapassou a barreira dos 50 golos marcados na prova.

O Monção vinha de uma série positiva de resultados, de onde se destaca a primeira vitória caseira na competição. Perante o conjunto do Cerveira, os jogadores monçanenses ofereceram uma réplica muita positiva, contudo insuficiente para encerrar o ano com um outro resultado. O Monção caiu para o décimo lugar.

JS



Surpresa na Barca

A derrota do Ponte da Barca na recepção ao Neiva é uma das grandes surpresas da 12ª jornada do campeonato AFVC de futsal. O emblema de Sandiães venceu por duas bolas a uma, continuando a mostrar que está em franca recuperação.


O Neiva somou apenas a sua segunda vitória fora de portas. No entanto, este triunfo na casa de uma das equipas que seguem nos primeiros lugares da classificação, não só solidifica a sétima posição do Neiva, estando a apenas quatro pontos de Cais Novo e Anha, este último que ainda não folgou, como demonstram que o velho Neiva está de volta, alcançando o seu segundo êxito consecutivo.


Por outro lado, o momento do Neiva não tem correspondência na turma da Barca. O conjunto de Rui Couto não vence desde a nona jornada, no final do mês passado. De lá para cá, duas derrotas e um empate são um pecúlio que já atiraram a equipa para o quarto lugar do campeonato.


JS



Amigos de Sá encontra lugar mais baixo do pódio em Caminha

Os arcoenses estão a surpreender todos os adeptos de futsal em Viana do Castelo. Na 12ª jornada do distrital da AFVC, os Amigos de Sá foram ao Municipal de Caminha impor, frente ao Atlético local, por oito bolas a seis. No entanto, na equipa de Filipe Pereira há a lamentar a expulsão do guardião que deixa a sua formação sem guarda-redes para os próximos compromissos.


Muitos e muitos golos num duelo que, embora nem sempre bem jogado, valeu sobretudo pela emoção e intensidade que o jogo proporcionou ao público presente em Caminha. As duas equipas apenas centraram atenções nas redes contrárias. As oportunidades de golos foram sempre uma constante.


Os visitantes não entraram nada bem na partida e ainda antes de se completar a primeira dezena de minutos, o Caminha tinha uma vantagem de três golos. Os forasteiros foram obrigados a melhorar em todos os aspectos, porém não evitaram regressar aos balneários a perder por 3-5.


A equipa da casa pareceu relaxar um pouco à sombra de uma vantagem de dois golos. O emblema arcoense acabou por alcançar o empate. À entrada para a derradeira dezena de minutos, os Amigos de Sá viram-se privados do seu único guarda-redes disponível no plantel. Contudo, este facto não atrapalhou o conjunto dos Arcos de Valdevez que mesmo assim assegurou os três pontos.


JS



Viagem do líder a Valença na classe Turística

O Ambos os Rios não sentiu qualquer dificuldade para somar mais três pontos no reduto da lanterna vermelha, Zona Fut, em Valença. O décimo triunfo dos encarnados no campeonato de futsal da AFVC foi construído com um resultado 9-4 a seu favor. Destaque também para a excelente réplica dos locais que nunca se renderam.


Neste verdadeiro duelo de extremos, não se anteviam dificuldades de maior para o líder da prova. A equipa da Barca rodou todo o seu plantel, daí também o fio de jogo por si apresentado nem sempre foi o melhor. Quem aproveitou da melhor forma esse facto foi a Zona Fut que rubricou uma exibição interessante perante o comandante do campeonato que teve na gestão dos ritmos de jogo a sua enorme virtude.


A dupla Fernandes voltou a fazer das suas. Os irmão Zeze e Nia apontaram mais dos golos cada, sossegando os cada vez mais tranquilos do Ambos os Rios. A história do encontro confunde-se com os golos da equipa de Marino Sendão, com resposta aqui e acolá do emblema valenciano.


O Ambos os Rios segue isolado na liderança do campeonato. No entanto, ainda não está totalmente descansado pois tem o Fontão a apenas três pontos e com menos um encontro realizado. Anha e Ponte da Barca voltaram a ceder nesta 12ª jornada, estreitando a luta pelo título ao duo da frente.


Nogueirense e Ambos os Rios na final da Taça

A classificação da primeira fase Taça AFVC de juniores masculinos já dera uma pista do que se havia de passar nas meias-finais. O Nogueirense esmagou o Alvarães, em Santa Marta, por doze bolas a uma. No Municipal de Ponte da Barca, numa partida electrizante, o Ambos os Rios derrotou o Anha, por 9-8.


O emblema de Nogueira voltou a passear a sua classe. No entanto, o começo do encontro pautou-se por algum equilíbrio. O primeiro golo dos locais acabou por ser o tónico que ajudou a decidir o vencedor da partida. Ao intervalo, o Nogueirense vencia já por 5-1. Os jogadores de Rui Paulo entraram de maneira muito forte, no segundo tempo, de modo a encerrar as contas do marcador. Como prémio, o Nogueirense marcou por mais sete vezes.


Quem não assistiu à outra meia-final, perdeu um jogo fantástico. Em todos os aspectos. Emoção, muito e muito golos e um final que deixou todos em suspenso. O Anha teve quase tudo para garantir nova presença na final, quando teve uma vantagem de três golos, a meio do segundo tempo. Contudo, os donos do terreno carregaram no acelerador e deram a volta ao marcador. No final, o resultado de 9-8 favorável aos encarnados, premiou a sua eficácia e concentração nos momentos decisivos.


A final da competição está marcada para o próximo domingo de manhã, ainda em campo a designar. O Nogueirense tem uma hipótese de ouro de reconquistar um troféu que perdeu na temporada passada, para o Santa Luzia. Por seu lado, o Ambos os Rios marcará presença pela primeira vez na final da Taça júnior.


JS

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Desporto em Viana publicará na integra os comentários devidamente identificados. Os textos que não respeitem esta condição serão analisados, ficando a sua publicação pendente do teor dos mesmos.