Mostrar mensagens com a etiqueta CAM. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta CAM. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Atletismo: CAM com boa participação

Guimarães acolheu no último fim-de-semana mais uma edição do Campeonato da Zona Norte de pista ao ar-livre. O Centro de Atletismo de Mazarefes (CAM) classificou-se na 3.ª posição com a equipa feminina (a apenas 9 pontos do primeiro) e a equipa masculina classificou-se num muito bom 5º lugar colectivo.


O CAM teve 20 atletas em prova em mais de 50 participações. Os principais destaques vão para os atletas que alcançaram títulos da Zona Norte, Diana Cerqueira, que mantém a sua boa forma, foi campeã absoluta do Norte nos 100 e nos 200 metros com marcas de grande nível que vêm reforçar a liderança no ranking nacional de juvenis dos 200 metros e, não fosse o vento, também nos 100 metros. Sara Esteves também esteve em evidência ao ser vice-campeã absoluta nos 100 e 200 metros mas arrecadando o título de campeã do Norte de Sub23 nas mesmas provas. Estas atletas constituíram também a equipa de 4x100 metros, juntamente com Alexandra Meira e Ana Almeida, que se sagrou campeã do Norte e bateu o recorde regional da prova no escalão de Juniores e Seniores.


Nos rapazes o principal destaque vai para as marcas alcançadas pelo atleta Hélder Coutinho (vice-campeão do Norte de sub-23) que bateu o seu recorde pessoal no salto em altura com 1.85m e esteve a bom nível no comprimento com 6.42m. Também em destaque esteve Roberto Baptista que se destacou nos 400 metros barreiras onde bateu o seu recorde pessoal com 60,12s e a equipa de 4x400 metros que foi terceira com a melhor marca da época, 3.37.00 min.


Para consultar os resultados dos atletas do clube clique aqui.

Joel Maltez

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Atletismo: Sara Esteves brilha no campeonato Nacional sub-23

Sara Esteves foi a única atleta do CAM presente no Campeonato Nacional de Sub-23 que se realizou em Lisboa, no último fim-de-semana de Junho. A atleta conquistou a medalha de bronze nos 100 metros batendo o recorde regional na distância de Juniores e Séniores femininos com 12.10.


Com o céu limpo e temperaturas a rondar os 30ºC estiveram reunidas as melhores condições para se fazerem boas marcas nestes campeonatos, e assim foi. Sara Esteves, depois de um longo período de recuperação de uma lesão no tendão de aquiles e após vários testes em Meetings e no Nacional de Clubes, viu finalmente recuperada a sua auto-confiança, ao fazer uma marca de grande nível nos 100 metros.


Na primeira jornada, teve lugar a prova de 100 metros com grandes atletas em prova em que metade eram à partida, candidatas ao pódio, na eliminatória, Sara fez uma excelente partida e depois controlou os lugares cimeiros apenas para garantir um lugar na final e com isto, conseguiu fazer a sua melhor marca da época (12.27s) o que deixou expectativas para a final, contudo foi "apenas" o 6º tempo da geral o que a atirou para a pista 1 da final do hectómetro. Uma boa razão para que ela corresse com "raiva" e, com uma partida fabulosa, foi buscar o terceiro lugar com a sua melhor marca de sempre, 12.10s. A campeã nacional foi Tânia Duarte do FCP com 11.95s e a segunda Ungudi Quiwacana do SLB com 12.04s.


Na segunda jornada, Sara participou nos 200 metros. Foi o primeiro teste a doer nesta distância e qualquer resultado seria uma surpresa. Na eliminatória, partiu com o 9º tempo da geral, fez uma partida "a medo" e no final pagou a factura ao não conseguir recuperar o atraso perdido nos primeiros 100 metros, contudo, ao ser quinta (25.76s) passou à final na repescagem por tempos. Final esta que se realizou sem que afixassem os resultados das eliminatórias, factor que apanhou de surpresa a atleta que teve menos de 5 minutos para aquecer e se apresentar na partida dos 200 metros. Desta vez, mesmo com um aquecimento deficiente e já com pouca energia, a atleta do Mazarefes partiu "com tudo" e só quebrou nos derradeiros metros, a classificação foi a esperada (8ª) mas conseguiu ainda melhorar a marca da eliminatória (melhor da época) com 25.64s.


Tratou-se de um óptimo teste para o Campeonato Nacional de Juniores que se irá realizar em Setúbal no próximo fim-de-semana.


Joel Maltez

terça-feira, 8 de junho de 2010

Atletismo: CAM ajuda Viana a manter-se no topo do Olimpismo Jovem

Leiria recebeu mais uma edição da final nacional do Torneio Olímpico Jovem. Foram oito os atletas do Centro de Atletismo de Mazarefes (CAM) que participaram nesta final, dos quais duas merecem destaque. Diana Cerqueira venceu a prova dos 100 metros planos com a segunda melhor marca regional de todos os tempos (12.38s) e Alexandra Meira esteve em grande nível ao ser sexta no salto em comprimento em juvenis femininas.


A Associação de Atletismo de Viana do Castelo cumpriu o objectivo delineado à partida para a competição, mantendo-se no grupo A da competição ao terminar em 10º(12 associações estão no grupo A e 8 no grupo B, todos os anos as duas primeiras do grupo B trocam com as duas últimas do grupo A). Este resultado muito ficou a dever-se às duas medalhas conquistadas pela Diana Cerqueira do CAM (ouro nos 100 metros) e por Fábio Verde do ADA (prata no salto em altura). Foram dois dias de competição com boas condições competitivas, atletas a baterem recordes nacionais e um ambiente de grande festa e convivio entre seleções distritais.


Na corrida que venceu, Diana partiu lenta e apesar de ter sido colocada numa pista desfavorável (na sétima) fez uma prova brilhante, recuperando todo o terreno perdido. Alexandra Meira esteve muito bem no primeiro dia de provas, ao ser sexta no salto em comprimento com 4.94m, igualando a sua melhor marca. A atleta também participou no salto em altura (11ª) e no triplo-salto (9ª). Daniela Coutinho, nos 80 metros barreiras, foi 2ª na sua série e 10ª na geral, com a sua segunda melhor marca de sempre (13.82s). Gil Azevedo fez uma prova de 300 metros espectacular, conseguindo uns óptimos 38.32s (melhorou mais de 1 segundo! e foi 10º) e garantiu um lugar no campeonato nacional de juvenis. O atleta também participou no triplo-salto (11º com 11.72m) e na estafeta de 4x100m. Ademar Marques foi 11º no salto em comprimento, com 5.07m (não passou à final por 1cm) e fez parte da equipa de 4x80m, juntamente com João Maciel. Este esteve muito bem, fazendo uns bons 10.03s aos 80 metros planos, classificando-se em 11º lugar da geral. Ana Almeida foi a primeira a competir ficando em 13ª na geral com 17.63s nos 100 metros barreiras. O azarado do campeonato foi Eduardo Lima que fez falsa partida nos 100 metros barreiras e foi desclassificado.


Tendo em conta que a maior parte dos atletas fizeram a sua estreia em campeonatos desta envergadura - e outros são iniciados ou juvenis de primeiro ano - foi uma participação muito positiva e um excelente teste para o Campeonato Nacional de Juvenis. Guimarães é a cidade que acolhe essa competição, a 19 e 20 de Junho.


Joel Maltez